Personalidade
Citação de Gilka de Lourdes Rother em fevereiro 12, 2026, 11:12 amO "Eu" (ou Ego) é a instância psíquica mediadora entre os impulsos instintivos (Id), as normas morais (Supereu) e a realidade, atuando como o núcleo consciente da personalidade. A personalidade, por sua vez, é uma estrutura complexa, dinâmica e construída ao longo da vida, influenciada por fatores biológicos, sociais e experiências subjetivas, envolvendo um conflito contínuo entre prazer e realidade.
Principais Aspectos do Eu e Personalidade (Psicanálise):
Formação do Eu (Ego): Não é inato, mas construído através de identificações com o mundo exterior e com o "outro". Funciona como mediador para aplicar a influência da realidade sobre o Isso (Id).
Estrutura da Personalidade (Id, Ego, Supereu): Proposta por Freud, a personalidade resulta da interação dessas instâncias:
Id: Instintivo, impulsivo, busca prazer imediato.
Ego (Eu): Conciliador, busca equilíbrio através do princípio da realidade.
Supereu: Representa normas sociais, morais e ideais.
O Eu como "Conhecedor": É a instância que se reconhece e se desenvolve por meio do "espelho" social.
Alteridade: O eu só existe na relação com o "outro".
Outras Perspectivas:
Jung: Vê o eu (self) não apenas como pessoal, mas também coletivo, organizando a personalidade e simbolizando o "Deus dentro de nós".
Neurociência: Aponta o córtex pré-frontal como parte do mecanismo de autocontrole, semelhante à função do Ego, agindo como inibidor de impulsos.
A personalidade não é fixa ou imutável, sendo constantemente moldada pelas experiências, relações interpessoais e desafios da vida.
O "Eu" (ou Ego) é a instância psíquica mediadora entre os impulsos instintivos (Id), as normas morais (Supereu) e a realidade, atuando como o núcleo consciente da personalidade. A personalidade, por sua vez, é uma estrutura complexa, dinâmica e construída ao longo da vida, influenciada por fatores biológicos, sociais e experiências subjetivas, envolvendo um conflito contínuo entre prazer e realidade.
Principais Aspectos do Eu e Personalidade (Psicanálise):
Formação do Eu (Ego): Não é inato, mas construído através de identificações com o mundo exterior e com o "outro". Funciona como mediador para aplicar a influência da realidade sobre o Isso (Id).
Estrutura da Personalidade (Id, Ego, Supereu): Proposta por Freud, a personalidade resulta da interação dessas instâncias:
Id: Instintivo, impulsivo, busca prazer imediato.
Ego (Eu): Conciliador, busca equilíbrio através do princípio da realidade.
Supereu: Representa normas sociais, morais e ideais.
O Eu como "Conhecedor": É a instância que se reconhece e se desenvolve por meio do "espelho" social.
Alteridade: O eu só existe na relação com o "outro".
Outras Perspectivas:
Jung: Vê o eu (self) não apenas como pessoal, mas também coletivo, organizando a personalidade e simbolizando o "Deus dentro de nós".
Neurociência: Aponta o córtex pré-frontal como parte do mecanismo de autocontrole, semelhante à função do Ego, agindo como inibidor de impulsos.
A personalidade não é fixa ou imutável, sendo constantemente moldada pelas experiências, relações interpessoais e desafios da vida.