Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Primeiros tópicos da psicanálise

Sigmund Freud desenvolveu o conceito de "inconsciente", algo ainda desconhecido em sua época. A partir disso descreveu a estrutura do aparelho psíquico, que conta com 3 partes importantes: consciente, pré-consciente, inconsciente.

Como "consciente", Freud traz a ideia de que é a parte mais acessível de lembranças do inconsciente. O "pré-consciente" é uma parte menos acessível, que exige algum esforço para resgatar momentos vividos. O "inconsciente" engloba as outras duas partes e é onde está registrada toda a história pessoal. Cada indivíduo tem reflexos e padrões de pensamento e comportamento amplamente regidos pelo inconsciente.

Ao se aprofundar nas pesquisas, Freud desenvolveu a teoria do aparelho psíquico percebendo que existem 3 elementos que independem do indivíduo:

  • Id: gerador de impulsos e desejos que necessitam de realização. Nesse elemento não se processam os desdobramentos das ações.
  • Ego: mediador entre o Id e a realidade externa, atuando como força de ponderação sobre a realização dos impulsos e desejos. É a parte mais consciente do aparelho psíquico e promove autopreservação social.
  • Superego: gerador de mecanismos de defesa a partir dos quais o indivíduo vivencia o paradigma moral que assimilou socialmente. Do superego vem o sentimento de culpa pela realização dos impulsos e desejos.
Erica Cristina Pires Silva has reacted to this post.
Erica Cristina Pires Silva