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PRINCIPAIS MATRIZES DA PSICOLOGIA SOCIAL

Representações coletivas em Durkheim

As representações derivam da relação e dos laços sociais que os indivíduos estabelecem entre si. Socialmente, as representações coletivas sintetizam o que os homens pensam sobre si mesmos e sobre a realidade que os cerca. Dessa forma, mostra-se como conhecimento socialmente produzido. Originadas de esforço coletivo, são livres das representações individuais, pois pontuam novas ações refletindo a existência da sociedade.

As representações coletivas, por derivarem dos acontecimentos sociais, se constituem em fato social e, assim, resulta de uma consciência coletiva e não de uma consciência individual.

o pensamento social como um conjunto de pensamentos, que regeriam os indivíduos coletivamente; assim sendo, o pensamento social atua sobre o pensamento individual, muitas vezes o influenciando.

Resumindo as representações coletivas tanto é forma de conhecimento quanto guia para as ações sociais.

Representações em Moscovici

A representação social é uma composição que o indivíduo faz para entender o mundo e para se comunicar, e dessa forma
se expressa como uma teoria. A representação social pode ser vista tanto na medida em que está inserida em um contexto psicológico autônomo,
como própria da sociedade e da cultura que estamos vivendo

A teoria das representações sociais se ocupa essencialmente com a interação entre sujeito e objeto, buscando compreender como se desenvolve o processo de construção do conhecimento, sincronicamente individual e coletivo na construção das representações sociais

 

Mentalidades primitivas de Lévy-Bruhl

 

Os estudos de Lévy-Bruhl abordaram a investigação das leis de funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas
próprias e autônomas das leis da psicologia fundadas sobre a análise do Para esclarecer, Lévy-Bruhl (apud FARR, 1998) apresenta o
funcionamento da mentalidade primitiva propondo o estudo de quatro funções básicas que compõem o processamento cognitivo: a memória, abstração, a generalização e a classificação. A memória possui uma importância significativa, pois atende a necessidades reais de reprodução da cultura, possibilitando que as inúmeras sínteses substantivas recebidas da tradição social possam estar sempre presentes nas consciências individuais.
A abstração possui uma função que beira a mística. Sua principal característica é isolar os caracteres que constituem um ser, dedicando atenção
exclusiva às dimensões que englobam tudo aquilo que ultrapassa o alcance imediato dos sentidos. A generalização consiste resumidamente no resultado de um sentimento difuso de ligação entre as coisas, os seres e os homens. A
classificação possui também caráter fundamentalmente místico, uma vez que consiste apenas no resultado de abstrações e generalizações misticamente orientadas.

Visão psicanalítica

Freud aborda a que se refere a noçãode “massa”

A tarefa consiste em procurar na massa as mesmas propriedades que eram características do indivíduo e se apagaram
pela formação de massa” e introduz noções centrais que a clínica lhe forneceu, tais como identificação, sugestão e libido.

Freud destaca a libido e o amor como forças que unem a massa, junto à necessidade que tem o indivíduo de um outro.

 

 

Inconsciente coletivo de Jung

 

Jung formulou uma teoria que incluía tanto o inconsciente pessoal quanto o coletivo. O inconsciente pessoal é composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas e percepções subliminares é semelhante
ao conceito de inconsciente de Freud.

Psicologia social sociológica, psicologia social psicológica e psicologia social crítica

 

Psicologia social psicológica: Os psicólogos sociais simpatizantes com essa corrente teórica buscam salientar os modos como cada indivíduo vivencia, interpreta e responde aos acontecimentos.

Psicologia social sociológica: os psicólogos sociais com abordagem sociológica voltam seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das
participações de diferentes grupos sociais na sociedade, bem como seu impacto para esta.

Psicologia social crítica ou psicologia social histórico-crítica: Essa vertente lança olhar
sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos por meio das vivências sociais.