Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social

As principais matrizes teóricas da psicologia social são sistemas explicativos que marcam o desenvolvimento do campo e orientam suas práticas e pesquisas. Podem ser classificadas como Psicologia Social Psicológica, que trata dos processos individuais, como cognição, emoção e motivação, para explicar como os sujeitos percebem, interpretam e reagem às situações sociais; Psicologia Social Sociológica, que privilegia o estudo das dinâmicas coletivas e a influência dos grupos, normas, instituições e cultura sobre o comportamento dos indivíduos; Psicologia Social Crítica (ou Histórico-Crítica), que analisa práticas sociais, discursos e relações de poder a partir de perspectivas que buscam questionar e transformar estruturas de dominação, explorando temas como opressão, ideologia, resistência e emancipação.

Excelente colocação! Concordo que a psicologia social tem um papel fundamental em compreender as influências coletivas e transformar realidades marcadas por desigualdades.

Neste módulo estudamos as principais matrizes teóricas da psicologia social: abordagem sociológica, psicológica e a crítica/social-histórica.

Abordagem sociológica: foca nas representações sociais e na influência coletiva. Foca nas relações e representações coletivas.

Abordagem psicológica: estuda a influência do indivíduo na sociedade e como ele é influenciado pelo grupo. Foca na influência social e como o indivíduo é moldado pela sociedade e pelas interações grupais.

Crítica social-histórica: considera a importância do contexto histórico e das relações de poder. Foca no papel do contexto social, histórico e das relações de poder na formação do indivíduo