Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principais matrizes teóricas da psicologia social

Neste capítulo, foi apresentada uma reflexão sobre a contribuição teórica das metodologias de alguns autores (as representações coletivas em Durkheim, as representações sociais em Moscovici, as mentalidades primitivas de Lévy-Bruhl, a visão Psicanalítica e o inconsciente coletivo de Jung) no panorama do desenvolvimento da psicologia social, até aos dias de hoje. Assim, foram criados três grandes tópicos (grupos) relacionados; a Psicologia Social Psicológica (que trata dos modos de ser dos indivíduos e da produção de conteúdos, a partir da imaginação e das influências nessa relação), Psicologia Social Sociológica (experiência dos indivíduos nos grupos sociais a que pertencem) e Psicologia Social Crítica (sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e os comportamentos através das vivências sociais).

Os psicólogos sociais sociológicos buscam entender como os sistemas sociais influenciam a forma como as pessoas pensam, sentem e se comportam em sociedade.

A psicologia social psicológica explora aspectos como percepção social, formação de atitudes, influência social e processos de tomada de decisão individual.

A psicologia social crítica procura entender como as normas sociais, as ideologias dominantes e as relações de poder influenciam a forma como as pessoas pensam, sentem e se comportam. Ela também busca promover a conscientização e a transformação social, abordando questões como injustiça, opressão e marginalização.