Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principais matrizes teóricas da Psicologia Social

A Psicologia Social é dividida em algumas correntes devido a prioridade que cada autor dá  ao sei objeto de estudo para entender a interação do indivíduo com a sociedade. Entretanto, uma corrente não anula a outra,  pois uma das características da Psicologia Social é a sua colcha de retalhos, sendo assim, uma perspectiva teórica pode servir para mais de uma vertente psicológica Social e as três vertentes da Psicologia Social podem se complementar entre si. Dentre tais correntes,  temos as teóricas que se inter-relacionam, de acordo com sua perspectiva,  com algumas das três vertentes da Psicologia Social,  são elas: a Psicologia Social Sociológica: que estuda os impactos decorrentes de diferentes grupos sociais na sociedade, logo, busca uma compreensão dos fenômenos que cercam os indivíduos em sua coletividade social; a Psicologia Social Psicológica: que busca ressaltar os modos como cada indivíduo vivência, interpreta e responde aos acontecimentos sociais; e a Psicologia Social Crítica ou Social Histórico-Crítica: que analisa o que conduz  os acontecimentos e comportamentos por meio das vivências sociais.

A Psicologia tem muitas vertentes.

A Psicologia Crítica estuda os acontecimentos e comportamentos na vivência social.

A Psicologia Social Sociológica estuda o impacto nos grupos sociais e na sociedade.

A Psicologia Psicológica estuda os modos como o indivíduo vive.

Psicologia social é um ramo de estudo da psicologia que se foca na análise do comportamento do indivíduo perante as suas relações sociais.

A psicologia social é uma area que se encontra no limite entre a psicologia e a sociologia, de acordo com alguns teóricos. Na realidade, o ponto que diferencia ambas é o fato do objeto de estudo da psicologia se focar no indivíduo, enquanto que a sociologia se concentra no grupo social.

No entanto, como objeto de estudo, a psicologia social pode ter duas vertentes: psicológica ou sociológica. A psicologia social psicológica se limita a explicar as ações do indivíduo a partir dos estímulos que recebe do exterior (os seus sentimentos, comportamentos e pensamentos, por exemplo). Já a psicologia social sociológica estuda os fenômenos que surgem nos diferentes grupos a partir da interação das pessoas com estes.

Ainda pesquisando, um outro autor diz que a Psicologia Social Psicológica “procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas”, a Psicologia Social Sociológica dando ênfase ao grupo: “tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive”, já a Psicologia Social Crítica tem como tarefa “a conscientização de pessoas e grupos, como forma de levá-los a desenvolver um saber crítico sobre si e sobre sua realidade, que lhes permita controlar a sua própria existência” (Ferreira, 2010, p. 58).

Bibliografia:

Ferreira, M. C. (Vol. 26 de 2010). A Psicologia Social Contemporânea: principais tendências e perspectivas nacionais e internacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa , pp. 51-64.

Os tipos da psicologia socialPsicológica ( modo de ser dos indivíduos com relação aos demais ),Sociológica ( participação dos indivíduos em diferentes grupos sociais ), Histórico - crítico ( condução dos acontecimentos e comportamentos através da vivencias sociais).