Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social

Considera-se que a psicologia social, nasceu mediante à contribuição de outros campos de estudos como: antropologia, filosofia e principalmente a sociologia. Suas matrizes teóricas, trazem consigo olhares e perspectivas distintas. No entanto, é possível também perceber a intersecção que cada uma dessas correntes fazem entre si, complementando-se.

O teórico Émile Durkheim, foi o primeiro a se utilizar do termo "representações", mantendo o foco no coletivo. Posterior a ele, Moscovici, se ocupa com a interação entre sujeito e objeto ou sujeito e sociedade. De forma mais abrangente, buscou compreender o processo de desenvolvimento na construção do conhecimento e, para isso, levou em conta, o individual e o coletivo. Considerando todas as vertentes e relações envolvidos nesse processo.

Em Lévy, vimos sobre Mantalidades Primitivas, abordando sobre a investigação das leis de funcionamento das representações coletivas, que apresentam condutas próprias e autônomas, com destaque na linguagem e nas quatro funções básicas que compõem o processo cognitivo: Memória, abstração, generalização e a classificação.

Dentro da perspectiva psicanalista, Freud, se ocupou com o social também. Em seu estudo: "Psicologia das massas e análise do eu". Onde Freud destaca a libido e o amor, como forças que unem as massas.

Em Jung, temos o inconsciente coletivo, considerando também o inconsciente individual.

E por fim, temos a contribuição da Psicologia Social Sociológica com enfoque na experiência social vivenciada pelo indivíduo nos grupos nos quais está inserido.

Na Psicologia Social Psicológica, que se analisa os modos de ser dos indivíduos com relação aos demais.

E na Psicologia Social histórico -critica, é onde vemos diferentes posturas teóricas, com o socioconstrucionismo e a psicologia discursiva. Lança olhar sobre os atravessamentos que conduzem os acontecimentos e comportamentos por meio das vivências sociais, bem como a união de conhecimentos e visa promover a garantia de direitos.