Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social

As tres tipos de psicologia social, psicologia social psicológica, visa os modos dos indivíduos com relação aos demais , mesmo que seja concreto , produzindo conteúdos a partir da imaginação , assim as influências provenientes desta relação. Psicologia social sociológica, volta seus olhares sobre os acontecimentos decorrentes das participações dos indivíduos em diferentes grupos sociais na sociedade , bem como seus impactos sobre ela. Psicologia social - crítica ou histórico- crítica, lança olhar sobre os atravessamentos que conduzem os aconteçimentos  e comportamentos através das vivências sociais.

Ter conhecimento que as representação coletiva irá muitas vezes nos ajudar e ajudar os nossos pacientes.

Se é nessesario conhecer tais tópicos da psicologia social para que se possa abordar pessoas necessitadas, e da psicossocial para um abordagem mais concreta.

As contribuições de diferentes ciências em torno de teorias que lançam olhar
sobre o social geram uma das particularidades da psicologia social
contemporânea, surgindo dessa forma uma visão de que a psicologia social
possui pluralidade em sua essência. Basicamente a psicologia social pode ser dividida em três
ramos principais: psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.

Teoria das Representações Sociais de Serge. Moscovici Representações sociais são o conjunto de conhecimentos, opiniões e imagens que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.

Para Lévy-Bruhl, as mentalidades, isto é, as formas de experiência e relacionamento com o mundo, não seriam únicas para toda humanidade. Existiriam, inclusive, mentalidades impossíveis de se penetrar, tamanha a alteridade. Caberia ao etnólogo apenas descrevê-las.

Visão psicanalítica de Freud, Nesse sentido, onde buscou explicar a vida humana (pessoal e individual, mas também pública e social) recorrendo a essas tendências sexuais a que chamou de libido....

A teoria do Inconsciente coletivo de Jung. Inconsciente Coletivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psiquê. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.

O conceito de representações coletivas é central em Durkheim. Em termos teóricos, mantém semelhanças com o conceito de fato social, conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas, contudo, é menos imperioso coercitivo que o último, já que é forjado no cotidiano das interações sociais. Mas, como o primeiro, ele também é coletivo, exterior e objetivo.

A Psicológia Social basicamente divide-se em três ramos:

*Psicologia Social Psicológica;

*Psicologia Social Crítica;

*Psicologia Social Sociológica;

Recebem influências de varias diferentes Ciências e lançam sobre o Social uma particularidade da Psicologia Contemporânea, assim adquirindo uma visão de possui certa pluralidade em sua essência.