Princípio da Imagem Pessoal
Citação de Maria do Carmo da Silva Viana em junho 21, 2023, 3:54 pmA constituição do "eu" é formada a partir de identicações que tomam o lugar de cargas de enrgia psíquicas abandonadas pelo id, dividindo-se em : incorparação(imaginário), regressiva (pessoa amada) e coletividade(sociedade). O "eu" constituído na relação com o outro sendo que essa alteridade - natureza ou condição do que é outro, do qué distinto, habita permanentemente, o cerne do eu. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do "eu" está o outro.
A imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida, sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho, sendo de fundamental importância na constituição do eu e da constituição psíquica.
A constituição do "eu" é formada a partir de identicações que tomam o lugar de cargas de enrgia psíquicas abandonadas pelo id, dividindo-se em : incorparação(imaginário), regressiva (pessoa amada) e coletividade(sociedade). O "eu" constituído na relação com o outro sendo que essa alteridade - natureza ou condição do que é outro, do qué distinto, habita permanentemente, o cerne do eu. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do "eu" está o outro.
A imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida, sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho, sendo de fundamental importância na constituição do eu e da constituição psíquica.