Princípio da Imagem Pessoal
Citação de Vitor De Souza Silva em setembro 7, 2025, 10:13 pmA imagem pessoal não se limita à aparência externa, mas está ligada à constituição do eu. Freud entende o eu como um mediador entre os impulsos internos, a realidade e as exigências sociais. A base dessa imagem surge do corpo, já que a primeira percepção de identidade se forma a partir das sensações corporais.
Esse processo se desenvolve por meio das identificações com figuras significativas, que moldam a forma como o sujeito se percebe e deseja ser visto. Além disso, entra em cena o ideal de eu, que representa a imagem idealizada de perfeição construída a partir das expectativas parentais e sociais. Assim, a imagem pessoal resulta de uma tensão constante entre quem a pessoa é de fato e quem gostaria de ser.
Portanto, segundo Freud, a imagem pessoal é fruto da articulação entre corpo, identificações e ideal de eu, refletindo tanto aspectos internos inconscientes quanto influências externas e sociais.
A imagem pessoal não se limita à aparência externa, mas está ligada à constituição do eu. Freud entende o eu como um mediador entre os impulsos internos, a realidade e as exigências sociais. A base dessa imagem surge do corpo, já que a primeira percepção de identidade se forma a partir das sensações corporais.
Esse processo se desenvolve por meio das identificações com figuras significativas, que moldam a forma como o sujeito se percebe e deseja ser visto. Além disso, entra em cena o ideal de eu, que representa a imagem idealizada de perfeição construída a partir das expectativas parentais e sociais. Assim, a imagem pessoal resulta de uma tensão constante entre quem a pessoa é de fato e quem gostaria de ser.
Portanto, segundo Freud, a imagem pessoal é fruto da articulação entre corpo, identificações e ideal de eu, refletindo tanto aspectos internos inconscientes quanto influências externas e sociais.
Citação de claudissandra de souza viana torres em setembro 21, 2025, 4:53 pmO princípio da imagem pessoal está ligado á apresentação interna do eu
O princípio da imagem pessoal está ligado á apresentação interna do eu