Princípios da Imagem
Citação de Marcos Antonio Duarte Silva em março 1, 2024, 5:09 pmA imagem em psicanálise indica uma figura mental ou social, extendenso-se a constituição do sujeito. Para Freud a imagem do corpo é o principal elemento da constituição do "eu". Como imagem, pode se entender a projeção do corpo, o que cumpre dizer se pode auferir da imagem pessoal como constituição do "eu". A representação social se dá através da comunicação, construção de uma realidade e domínio do mundo. As representações induzem os sentidos aos comportamentos incluindo para tanto as redes sociais e midiáticas. Para Freud há quatro zonas erógenas, já para Lacan o corpo tem três dimensões imagem (imaginário), significante (simbólico) e gozo (real). Nesta esteira Freud e Lacan concordam que há uma conexão do "eu" e o narcisismo nas identificações primárias.
A imagem em psicanálise indica uma figura mental ou social, extendenso-se a constituição do sujeito. Para Freud a imagem do corpo é o principal elemento da constituição do "eu". Como imagem, pode se entender a projeção do corpo, o que cumpre dizer se pode auferir da imagem pessoal como constituição do "eu". A representação social se dá através da comunicação, construção de uma realidade e domínio do mundo. As representações induzem os sentidos aos comportamentos incluindo para tanto as redes sociais e midiáticas. Para Freud há quatro zonas erógenas, já para Lacan o corpo tem três dimensões imagem (imaginário), significante (simbólico) e gozo (real). Nesta esteira Freud e Lacan concordam que há uma conexão do "eu" e o narcisismo nas identificações primárias.