Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da imagem

Para a psicanalise  a imagem vai além do que nos é mostrada através do espelho, ela fala da relação do "eu" com o "outro", fala do imaginário,

fundamento da unicidade corporal, esse fundamento é o olhar do eu no espelho visto por terceiro.

A imagem no conceito freudiano é dividido em três tipos: a conceituação e investimento; identificação regressiva e modalidade presente nas coletividades.

falando em resumido dessas três parte temos o momento que o indivíduo não distingue sua imagem do eu, o momento em que ele extrai do outro partes para forma um imagem que ele acredita ser real e parte dele e por último busca acreditar em um ideal a ser a partir das suas escolhas e vivencias com terceiros, a fim de formar seu conteúdo solido.

Porém essa maneira pode trazer ao individuo punições boas ou ruins para a sua saúde psíquica, pois quando o individuo busca sua real imagem seguindo o principio do ego e superego e não se encontra na imagem que ele vê o sofrimento é imediato pois ele está em um imaginário onde o " eu" verdadeiro não sobressai, mostrando um outro que ele não reconhece e isso trás consigo um desequilíbrio para sua vida externa e interna.