Princípios da Imagem Pessoa
Citação de Danilo Rafaldini Desuó em maio 22, 2025, 12:11 pmA abordagem da construção da imagem pessoal é construída a partir da visão psicanalítica ou psicologia social. No contexto da teoria psicanalítica, o eu é construído pelo desamparo conforme Freud, e neste estado de dependência que o sujeito começa a construir psiquicamente. Para Lacan através do reconhecimento de sua imagem no espelho mas com aprovação de um olhar externo para comprovar a criança que aquela imagem pertence a ela e unicamente, portanto a imagem pessoal contruída não isoladamente.
De acordo com a psicologia social o eu é imago, contruído e atribuído pelas representações sociais. A imagem da pessoa é construído sob aquilo que ela acredita e também sob olhar externo. Conforme visto no artigo do episódio black mirror urso branco, a imagem da mulher protagonista foi criada a partir do externo, como um assassina. Todos os dias a imagem dela era reconstruída pelo olhar dos outros e não dela própria, fazendo alusão da grande influência que o meio tem sobre cada indivíduo.
A abordagem da construção da imagem pessoal é construída a partir da visão psicanalítica ou psicologia social. No contexto da teoria psicanalítica, o eu é construído pelo desamparo conforme Freud, e neste estado de dependência que o sujeito começa a construir psiquicamente. Para Lacan através do reconhecimento de sua imagem no espelho mas com aprovação de um olhar externo para comprovar a criança que aquela imagem pertence a ela e unicamente, portanto a imagem pessoal contruída não isoladamente.
De acordo com a psicologia social o eu é imago, contruído e atribuído pelas representações sociais. A imagem da pessoa é construído sob aquilo que ela acredita e também sob olhar externo. Conforme visto no artigo do episódio black mirror urso branco, a imagem da mulher protagonista foi criada a partir do externo, como um assassina. Todos os dias a imagem dela era reconstruída pelo olhar dos outros e não dela própria, fazendo alusão da grande influência que o meio tem sobre cada indivíduo.