Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da imagem pessoal

Sobre os princípios da imagem pessoal, a construção do eu se dá através da relação do outro. Essa construção é discutir por Freud em sua primeira tópica onde aborda o psiquismo humano através do desamparo que o mesmo enfrenta ao nascer. A criança é impotente perante os estímulos externos, porém está será a condição para humanizar-se, representando o caminho que a introduzirá no mundo. Para tanto, irá precisar de outro ser humano para conduzi-lo, em geral a mãe. Em sua segunda tópica, Freud introduz a estrutura da psiquê o id, ego e superego, surgem como conceitos de estruturação da personalidade, onde o ID é o armazenador das energias psíquicas, que são equilibrados pelo ego. Pelos limites da sociedade, o superego limita e restringe e internaliza as proibições.

Posterior a Freud, Jacques Lacan situa o eu em uma instância do imaginário, onde o sujeito alcança maturação através da própria imagem ( estádio do espelho) , buscando ao mesmo tempo a confirmação através do outro, podendo ser representada pela figura materna.

Para Dolto, a imagem do corpo é peça fundamental na constituição do eu, que através dos sentidos faz a constituição do eu através da percepção do mundo exterior.

olivia Moreira Lima has reacted to this post.
olivia Moreira Lima

Inicialmente o conceito sobre a constituição do ( eu) era uma definição somente da consciência com e seu ego como formação da personalidade do indivíduo.

Mas isso vai muito além, pois o:

Inconsciente.

Como você se vê ou se acha.

A sua formação corporal.

Traumas, o tipo de educação que se recebeu isso define a imagem pessoal.

O inconsciente define muito sobre a nossa imagem pessoal também.

O "eu" na teoria psicanalítica foi abordado por Freud, Lacan e Douto. Quando definimos a imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica segundo Freud em sua primeira tópica nos faz ampliar o nosso entendimento sobre o "eu", que inicialmente era a consciência e agora passa a ser o ego, que representa a personalidade, o eu do indivíduo, que toma decisões e controla ações e se desenvolve desde o seu nascimento.

A construção da imagem pessoal por Freud e trazido o Ego como o eu, individuo, a personalidade. Quando bebe o desamparo, seguido da confirmação do outro de sua imagem. Para Lacan, o eu no campo do desconhecido, o imaginario. O estadio do espelho quando assume uma imagem do eu que é uma identificação com o outro. Para Dolto, é um registro do inconsciente como traço de estrutura, é parte da historia emocional da relaçao do ser humano com o outro.