Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Príncipios da Imagem Pessoal

Nesse tópico de estudo foi demonstrada a teoria voltada para a constituição do eu, que para Freud se denomina metapsicologia. Desde o nascimento, no qual se tem o estado de desamparo, até o processo pelo qual são inseridos os estímulos externos, é nesse desamparo que se daria a estruturação e nessas estimulações que haveria do funcionamento das intâncias referentes ao Id, Ego e Superego. Lacan, por sua vez, aponta que é no estádio do espelho que se da a identificação enquanto imagem e enquanto corpo delimitado e diferenciado, e proviria do Outro o saber sobre essa imagem, no sentido da busca pela afirmação da imagem pertecente ao sujeito em questão, e das reações de desejo ou não em torno disso, se pede uma autorização para essa imagem, confirmação esta que vem através do Outro, o Eu então seria o resultado da identificação com o Outro. Sendo assim, as representações sociais estão inseridas nesse contexto na medida em que elas são apoderadas e reproduzidas em novos contextos, para isso precisa-se da comunicação, para a construção dessa realidade e, posteriormente, o dominio da mesma, no processo o qual o senso comum ainda orienta comportamentos, dito isso as representações induzem sentidos aos comportamentos tanto na convencionalização quanto no carater prescritivo, quando é colocado o que se deve pensar através das redes sociais, por exemplo, ou a fidelidade cíclica a coisas que ocorreram em outro tempo, cronologicamente falando.

A imagem e corpo são pensadas como fruto da diferenciação com o Outro, retira-se da não existência para uma forma especular que precisa de aprovação, estimulação, do olhar do Outro, tendo neste a base para vir a ser, na medida em que se constrói o supereu que surge mediante ao desejo, mas que vem carregada pela culpa e punição, o que nos bota novamente de frente com a moral que é estabelecidade socialmente e os niveís de repressão social.

Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo. Pv 23;7 , precisamos ter uma imagem daquilo que o Senhor projetou para nos desde o principio , que a nossa identidade esteja em Cristo possamos ter a consciência de que somos filhos , cooerdeiros por Cristo e fazemos parte da família de Deus.

Boa a Noite.

Bem, no momento da construção da imagem pessoal se da em uma luta interior, quando você começa a construir a sua imagem, identificação, imagem e culpa a identificação é um conceito  caro à psicanálise.

 

A construção da identidade pessoal se apoia na vivência e partilha de experiências apreendidas num determinado meio. Portanto essa construção está em constante mutação.