Princípios da Imagem Pessoal
Citação de Elenize Maria Alonso David em fevereiro 20, 2024, 8:00 pmA imagem pode ser uma figura, ela pode ser criada na mente ou pode ser um conjunto de opiniões de um grupo social.
Na ótica da psicologia social, temos três representações:
- Comunicação
- Construção de uma realidade
- Domínio do mundo
Essas representações induzem sentidos aos comportamentos e incluem em redes sociais e midiáticas.
Na concepção da psicologia cognitiva, temos a imagem mental, outra representação social que é uma experiência perceptiva não presente.
A importante contribuição de Freud e de Lacan através de suas teorias da constituição do eu, para a construção da imagem.
FREUD:
- Antes, o eu igual a consciência.
- Agora, o eu igual ao ego (personalidade)
- E antes de tudo, o eu, é corporal, pois é a projeção de sua exterioridade (Narcisismo primário)
LACAN:
- Estádio do espelho
Para Piaget a imagem é um “esquema representativo” de um acontecimento externo e a vê como uma interiorizada” e a transformação de um tal acontecimento.
A imagem pode ser uma figura, ela pode ser criada na mente ou pode ser um conjunto de opiniões de um grupo social.
Na ótica da psicologia social, temos três representações:
- Comunicação
- Construção de uma realidade
- Domínio do mundo
Essas representações induzem sentidos aos comportamentos e incluem em redes sociais e midiáticas.
Na concepção da psicologia cognitiva, temos a imagem mental, outra representação social que é uma experiência perceptiva não presente.
A importante contribuição de Freud e de Lacan através de suas teorias da constituição do eu, para a construção da imagem.
FREUD:
- Antes, o eu igual a consciência.
- Agora, o eu igual ao ego (personalidade)
- E antes de tudo, o eu, é corporal, pois é a projeção de sua exterioridade (Narcisismo primário)
LACAN:
- Estádio do espelho
Para Piaget a imagem é um “esquema representativo” de um acontecimento externo e a vê como uma interiorizada” e a transformação de um tal acontecimento.