Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

PRINCIPIOS DA IMAGEM PESSOAL

RESUMO:

Constituição do eu na teoria psicanalítica,

• Freud: que o ego, como representante da personalidade, é o eu do indivíduo;

Metapsicologia: é um campo de estudo sobre as relações entre o inconsciente e a consciência, considerando

um conhecimento psicológico na busca das dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo,

Estado Desamparo: Estar sem ajuda, sem socorro

• Motor: Biológico
  • Psiquico: Falta de controle mediante tensão

Segunda teoria: Id (inconsciente), Ego (realidade/ equilibrio) e Superego (limites)

• Lacan: o eu pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho;

• Id (imaginário) - “estádio do espelho” quando o bebe entre 6 e 18 meses se reconhece diante sua imagem refletida e mediante alguém que lhe afirme.
  • Ego (realidade/ equilibrio) e Superego (limites)

• Dolto: imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.

• Dimensões do psiquismo
  • Tópica
  • Dinâmica
  • Econômica

Estado Desamparo: Nascimento até inserção no mundo via os sistemas percepção-consciência

• Representações sociais: elucidar os diversos fenômenos coletivos, sem desconsiderar o ponto de vista individual

• Comunicação: se torna facilitada pela unicidade e codificação da história individual e coletiva;
  • Construção de uma realidade: possibilita a reconstrução da realidade cotidiana através de posicionamentos e ações;
  • Domínio do mundo: possibilita que as pessoas se situem e dominem uma realidade

• Funções da representação Social:

• Convencionalização: forma de saber do senso comum, as representações permitem categorizar ideias, indivíduos e acontecimentos, na matriz da cultura, e produzir uma série de classificações;
  • Caráter prescritivo: as representações são concebidas como fenômeno histórico, “produto de uma sequência completa de elaborações e mudanças que ocorrem no decurso do tempo e são o resultado de sucessivas gerações.

Imagem do corpo na constituição do sujeito

• Freud: O corpo para a psicanálise não é o corpo biológico e sim o corpo erógeno de Freud, que em função da evolução do sujeito nos estádios de desenvolvimento, passa por quatro zonas erógenas em quatros regiões do
  • Lacan: o corpo é visto em três dimensões:
    • o corpo como imagem: (imaginário);
    • o corpo assinalado pelo significante (simbólico);
    • o corpo como sinônimo de gozo (real) dentro dos três registros fundamentais na constituição do sujeito.