Princípios da Imagem Pessoal
Citação de vitorsc em abril 12, 2024, 1:46 pmPara Lacan, o corpo é visto em três dimensões: o corpo como imagem (imaginário), o corpo assinalado pelo significante (simbólico) e o corpo como sinônimo de gozo (real). O contorno e as sensações corporais, são elementos de fundamental importância para o acesso ao mundo subjetivo. Para Freud, o eu é antes de tudo, um eu corporal, pois é a projeção de sua exterioridade. O eu interno e externo ou dentro e fora, não é simplesmente processos fisiológicos, mas produto, principalmente, da constituição do imaginário ligado ao corpo. A criança configura seu eu em seu corpo quando está no estádio do espelho e forma o esquema corporal e se identifica como eu sou. Essa imagem do corpo muda e é dinâmica, pois a visão que se tem de si mesmo vai se alterando conforme o indivíduo adquire sabedoria, se relaciona com outras pessoas e vive sua própria história.
Para Lacan, o corpo é visto em três dimensões: o corpo como imagem (imaginário), o corpo assinalado pelo significante (simbólico) e o corpo como sinônimo de gozo (real). O contorno e as sensações corporais, são elementos de fundamental importância para o acesso ao mundo subjetivo. Para Freud, o eu é antes de tudo, um eu corporal, pois é a projeção de sua exterioridade. O eu interno e externo ou dentro e fora, não é simplesmente processos fisiológicos, mas produto, principalmente, da constituição do imaginário ligado ao corpo. A criança configura seu eu em seu corpo quando está no estádio do espelho e forma o esquema corporal e se identifica como eu sou. Essa imagem do corpo muda e é dinâmica, pois a visão que se tem de si mesmo vai se alterando conforme o indivíduo adquire sabedoria, se relaciona com outras pessoas e vive sua própria história.