Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica

Imagem do eu ou autoimagem, é a percepção que o indivíduo tem de si mesmo. Ela é formada através das experiências com o próprio corpo, das interações sociais e das internalizações das percepções e reações dos outros.

Constituição do Eu na teoria psicanalítica de Freud, o ego (ou eu) é uma das três estruturas fundamentais da mente, junto com o id e o superego.

Identificação: O processo de identificação é crucial para a formação da autoimagem. A criança inicialmente se identifica com as figuras parentais, adotando características e comportamentos dessas figuras.

Estádio do Espelho(Lacan): Este conceito é central para entender a formação da autoimagem. A criança, ao reconhecer-se no espelho, forma uma imagem unificada de seu corpo, um momento chave na constituição do eu.

Imagem e Representação Social do Eu a partir da Psicologia Social

Imagem do Eu: Na psicologia social, a imagem do eu refere-se à percepção que o indivíduo tem de suas características, habilidades, valores e crenças, formada e influenciada por interações sociais.

Representação Social do Eu: A representação social do eu refere-se à imagem que projetamos aos outros, moldada por normas culturais e sociais.

Relação entre Corpo, Identificação e Imagem na Psicanálise

Corpo na Psicanálise: O corpo é fundamental na formação do eu. As experiências corporais, especialmente nas fases de desenvolvimento psicossexual (oral, anal, fálica), são cruciais para a constituição do ego.

Identificação: A identificação é o processo pelo qual o indivíduo assimila aspectos de outra pessoa, fundamental para a formação do ego e do superego.

Identificação Primária: Ocorre na infância, quando a criança se identifica com os pais.

Identificação Secundária: Desenvolve-se mais tarde, com a adoção de características de outras figuras significativas.

Imagem do corpo: a imagem do corpo é a representação mental do próprio corpo, formada por experiências sensoriais e emocionais.

Constituição Psíquica e Existencial: A constituição psíquica é um processo complexo de integração de experiências corporais, identificações e formação de uma imagem coerente do eu, essencial para uma identidade estável e saudável.

Conclusão

A imagem e a constituição do eu são processos complexos e interligados, envolvendo experiências corporais, identificações e a formação de uma imagem coerente do eu. Na psicanálise, a relação entre corpo, identificação e imagem é fundamental para a constituição psíquica e existencial do sujeito. Na psicologia social, a imagem do eu e a representação social do eu são moldadas pelas interações sociais e normas culturais, influenciando a percepção e a apresentação do eu no contexto social.