Princípios da imagem Pessoal
Citação de Carlos Eduardo Lopes Maranhao em setembro 3, 2022, 2:09 pmO conceito sofreu algumas atualizações de Freud até hoje mas incontestavelmente a teoria de Lacan do reconhecimento no espelho é tomada como parâmetro em diversos materiais sobre o assunto. No momento da percepção do reflexo a criança começa a fazer a dissociação do corpo materno tendo a identificação inicial do Eu corporal e estrutural envolvendo assuntos pautados no inconsciente, estrutura e esquema corporal.
O conceito sofreu algumas atualizações de Freud até hoje mas incontestavelmente a teoria de Lacan do reconhecimento no espelho é tomada como parâmetro em diversos materiais sobre o assunto. No momento da percepção do reflexo a criança começa a fazer a dissociação do corpo materno tendo a identificação inicial do Eu corporal e estrutural envolvendo assuntos pautados no inconsciente, estrutura e esquema corporal.
Citação de AILTON RIBEIRO DOS SANTOS JUNIOR em setembro 9, 2022, 2:03 pmO indivíduo quando nasce o mundo esta pronto e lhe apresentam o desconhecido que ele tem que encarar o espelho é moldado a partir da aí.
O indivíduo quando nasce o mundo esta pronto e lhe apresentam o desconhecido que ele tem que encarar o espelho é moldado a partir da aí.
Citação de Biancaoliveira em setembro 23, 2022, 2:08 pmExatamente .. em primeira instância achei o módulo um pouco confuso, pra mim foi uma leitura árdua pra entender e conseguir resumir tudo que eu li . Mas acredito que o principal foi entender que o ser humano em seu desenvolvimento possui muitas particularidades , a forma como desenvolvemos nossa imagem e como interpretamos o externo está totalmente relacionado a formação da nossa subjetividade e do nosso Eu , onde um não consegue se dissociar do outro assim como não conseguimos construir nossa imagem sem a percepção do outro .
Exatamente .. em primeira instância achei o módulo um pouco confuso, pra mim foi uma leitura árdua pra entender e conseguir resumir tudo que eu li . Mas acredito que o principal foi entender que o ser humano em seu desenvolvimento possui muitas particularidades , a forma como desenvolvemos nossa imagem e como interpretamos o externo está totalmente relacionado a formação da nossa subjetividade e do nosso Eu , onde um não consegue se dissociar do outro assim como não conseguimos construir nossa imagem sem a percepção do outro .
Citação de paula.radaelli em outubro 4, 2022, 12:50 amNa constituição do sujeito, o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo primordial de todo o ser humano — a sua subjetividade —, conduzindo-o ao mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com a constituição psíquica e existencial.
Na constituição do sujeito, o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo primordial de todo o ser humano — a sua subjetividade —, conduzindo-o ao mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com a constituição psíquica e existencial.
Citação de vmessias em outubro 11, 2022, 12:59 pmAprendi sobre a importancia da imagem pessoal como a identidade que a pessoa constrói através das suas características físicas para se apresentar na sociedade, como prolongação do seu papel na mesma, da sua maneira de ser, de se comportar, de viver e de todas as características da sua personalidade.
Na constituição do sujeito, o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo primordial de todo o ser humano a sua subjetividade, conduzindo-o ao mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com a constituição psíquica e existencial. Com isso se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.
Aprendi sobre a importancia da imagem pessoal como a identidade que a pessoa constrói através das suas características físicas para se apresentar na sociedade, como prolongação do seu papel na mesma, da sua maneira de ser, de se comportar, de viver e de todas as características da sua personalidade.
Na constituição do sujeito, o corpo é um elemento de fundamental importância no acesso ao mundo subjetivo, no atributo primordial de todo o ser humano a sua subjetividade, conduzindo-o ao mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com a constituição psíquica e existencial. Com isso se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.
Citação de KatPicirillo em outubro 16, 2022, 4:42 amDe fato se reconhecer enquanto indivíduo (nesse caso utiliza-se a metáfora do espelho), é essencial para a imagem de si mesmo. Acredito que além da separação entre eu e o outro proveniente do nascimento, o processo da criação da subjetividade é uma construção infinita, que perdura durante toda a vida. Desde nossos primeiros momentos de socialização saber se reconhecer em meio aos outros é fundamental para determinar os próprios gostos e interesses, e de modo mais refinado, desenvolver o senso crítico.
De fato se reconhecer enquanto indivíduo (nesse caso utiliza-se a metáfora do espelho), é essencial para a imagem de si mesmo. Acredito que além da separação entre eu e o outro proveniente do nascimento, o processo da criação da subjetividade é uma construção infinita, que perdura durante toda a vida. Desde nossos primeiros momentos de socialização saber se reconhecer em meio aos outros é fundamental para determinar os próprios gostos e interesses, e de modo mais refinado, desenvolver o senso crítico.
Citação de Joana darc Gomes de Souza em outubro 30, 2022, 7:42 pmAprendi sobre a importancia da imagem pessoal e a sua identidade e caracteristica como um todo.
Aprendi sobre a importancia da imagem pessoal e a sua identidade e caracteristica como um todo.
Citação de Daipellizzari em novembro 19, 2022, 12:06 amO sujeito ao se relacionar com o meio determina seu comportamento. O contexto pode influenciar o comportamento do individuo. Ao nascer o bebe necessita de interferência para suprir suas necessidades relacionando com o outro e assim moldando seu comportamento e personalidade.
O sujeito ao se relacionar com o meio determina seu comportamento. O contexto pode influenciar o comportamento do individuo. Ao nascer o bebe necessita de interferência para suprir suas necessidades relacionando com o outro e assim moldando seu comportamento e personalidade.
Citação de Gisleia Fernandes de Sena em novembro 29, 2022, 2:05 pmAprendi a importância da identidade e do reconhecimento do eu. São nos primeiros anos de vida que a nossa formação psíquica é formada e nela está o reconhecimento do corpo, do próprio corpo, agora, separado da mãe.
Acredito que esse reconhecimento é o início de um processo tão importante e que perpetua por toda a vida do ser. A busca pelo reconhecimento através do outro ( precisamos de semelhantes) e contraditoriamente ser diferente e reconhecer essas diferenças.
Uma reflexão inicial e que nos desperta para o autoconhecimento e sua importância.
Enfim, uma viagem que está só começando!
Aprendi a importância da identidade e do reconhecimento do eu. São nos primeiros anos de vida que a nossa formação psíquica é formada e nela está o reconhecimento do corpo, do próprio corpo, agora, separado da mãe.
Acredito que esse reconhecimento é o início de um processo tão importante e que perpetua por toda a vida do ser. A busca pelo reconhecimento através do outro ( precisamos de semelhantes) e contraditoriamente ser diferente e reconhecer essas diferenças.
Uma reflexão inicial e que nos desperta para o autoconhecimento e sua importância.
Enfim, uma viagem que está só começando!