Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Na psicanálise, a imagem pessoal é entendida como parte do processo de construção da identidade de um indivíduo.  Alguns princípios importantes relacionados à imagem pessoal nesse contexto incluem:

1. *Identificação*: A imagem pessoal é formada através do processo de identificação com figuras significativas, como pais, cuidadores e modelos sociais. Essas identificações influenciam como uma pessoa se vê e como ela deseja ser vista pelos outros.

2. *Ideal do Eu*: É o ideal que uma pessoa tem de si mesma, uma imagem idealizada que pode ser influenciada por padrões culturais, sociais e familiares. Esse ideal do eu pode moldar a percepção que alguém tem de sua própria imagem e o que ela busca alcançar.

3. *Narcisismo Primário e Secundário*: O narcisismo primário refere-se ao amor próprio inato que uma criança tem por si mesma. O narcisismo secundário envolve a internalização das expectativas dos outros e a formação da imagem do eu através do reconhecimento social.

4. *Complexo de Édipo e Electra*: Conceitos que descrevem os processos psicossexuais através dos quais uma criança desenvolve sua identidade de gênero e forma sua imagem pessoal em relação aos pais e à dinâmica familiar.

5. *Autoestima e Autoimagem*: A autoestima está relacionada com a valorização pessoal e a autoimagem, que é a forma como uma pessoa se percebe fisicamente e psicologicamente.

Esses princípios psicanalíticos ajudam a entender como a imagem pessoal é formada e como ela pode influenciar o comportamento e as interações sociais de um indivíduo ao longo da vida.

le-araujo@hotmail.com has reacted to this post.
le-araujo@hotmail.com