Princípios da Imagem Pessoal
Citação de VANUSA FERREIRA DE ALMEIDA OLIVEIRA em setembro 4, 2022, 2:01 amPara ter a conquista de que a imagem é sua ao olhar no espelho, tem que vir primeiro de um outro, o eu é o produto de identificação com o outro. A criança nasce se espelha na mãe e forma o eu dela.
Para ter a conquista de que a imagem é sua ao olhar no espelho, tem que vir primeiro de um outro, o eu é o produto de identificação com o outro. A criança nasce se espelha na mãe e forma o eu dela.
Citação de proflaradarosci@gmail.com em setembro 8, 2022, 5:58 pmA imagem pode até ser seu reflexo, seu eu, mas tudo é subjetivo no que está dentro de cada um. A construção de uma imagem narcisista é determinado pelo vínculo erótico, o meu prazer. E com o decorrer da maturidade onde sua psique já está desenvolvida, passa a enfrentar o seus grandes instintos id, ego e superego a desenvolver uma personalidade que designará o que é certo ou errado de acordo com suas necessidades emocionais etc.
A imagem pode até ser seu reflexo, seu eu, mas tudo é subjetivo no que está dentro de cada um. A construção de uma imagem narcisista é determinado pelo vínculo erótico, o meu prazer. E com o decorrer da maturidade onde sua psique já está desenvolvida, passa a enfrentar o seus grandes instintos id, ego e superego a desenvolver uma personalidade que designará o que é certo ou errado de acordo com suas necessidades emocionais etc.
Citação de nathalia em setembro 11, 2022, 2:50 pmFreud afirma: "o eu, é, primeiro e acima de tudo, um eu corporal; não é simplesmente uma entidade de superfície, mas é ele próprio a projeção de uma superfície". Nesta unidade aprendi que a imagem que nós temos de si e de outras pessoas é apenas essa projeção da superfície. As pessoas normalmente criam grandes expectativas em algo ou alguém, e quando conhecem efetivamente o conjunto de sentimentos e ações que formam aquele "eu" tendem a frustrar-se, causando tristeza, luto, desânimo, desapontamento e até mesmo doenças psicossomáticas.
Freud afirma: "o eu, é, primeiro e acima de tudo, um eu corporal; não é simplesmente uma entidade de superfície, mas é ele próprio a projeção de uma superfície". Nesta unidade aprendi que a imagem que nós temos de si e de outras pessoas é apenas essa projeção da superfície. As pessoas normalmente criam grandes expectativas em algo ou alguém, e quando conhecem efetivamente o conjunto de sentimentos e ações que formam aquele "eu" tendem a frustrar-se, causando tristeza, luto, desânimo, desapontamento e até mesmo doenças psicossomáticas.
Citação de Karla Thami em setembro 16, 2022, 7:35 pmEntendi que a criança não entende os limites de seu próprio corpo. As sensações internas e externas se confundem.
Com o tempo, ele vai construindo sua imagem através de seu convívio, percepções são absorvidas e se identificando com sua personalidade e assim vai construindo o seu Eu. Nesta construção progressiva, seu eu vai ser constituído, sempre num processo que, por ser relativo, implica dois opostos: ele próprio e o outro.
Entendi que a criança não entende os limites de seu próprio corpo. As sensações internas e externas se confundem.
Com o tempo, ele vai construindo sua imagem através de seu convívio, percepções são absorvidas e se identificando com sua personalidade e assim vai construindo o seu Eu. Nesta construção progressiva, seu eu vai ser constituído, sempre num processo que, por ser relativo, implica dois opostos: ele próprio e o outro.