Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

PRINCÍPIOS DA IMAGEM PESSOAL

Os princípios da imagem pessoal envolvem a compreensão de como a autoimagem é formada e influenciada pelo inconsciente. Freud postulou que o ego é uma estrutura mediadora que se desenvolve em resposta às exigências da realidade externa e aos impulsos internos, moldando a percepção de si mesmo. Dolto, em sua obra sobre a "imagem inconsciente do corpo", argumentou que a imagem corporal se forma a partir das experiências sensoriais e afetivas desde a infância, influenciando a identidade e as relações interpessoais. Lacan contribuiu com o conceito do "estádio do espelho", onde a criança, ao se reconhecer no espelho, forma uma imagem idealizada de si mesma, fundamental para a construção do eu e da subjetividade. Esses teóricos destacam como a imagem pessoal está entrelaçada com o desenvolvimento psíquico e as dinâmicas inconscientes.

Leandro Barbosa de Souza has reacted to this post.
Leandro Barbosa de Souza

o eu vai se modificando com a formaçao da personalidade

A imagem pessoal é formada pela percepção do corpo e pelo mundo subjetivo, afetivo e simbólico. A imagem do eu é formada em sua relação com o outro, e a nomeação é a primeira relação com o outro. Assim a identificação do corpo com a imagem, formam a autoimagem e a percepção de si, fundamentais para a personalidade. Trata-se de um lugar sobretudo imaginário, em que se interpõem a imagem da mãe, a própria imagem no espelho e a imagem do outro, em suas diferenças, coincidências e oposições.