Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Estudos feitos por Lacan, Freud e Dolto, serviram para embasar este módulo que para mim trouxe muito conhecimento, o texto sobre a análise de Black Miror, também reforçou o meu entendimento sobre a construção do eu e da personalidade. Essa imagem pessoal formado no inconsciente e reforçada ao longo da primeira infância .através de mecanismos culturais como fala. Também ficou claro que não só o método mais o cuidado com a individualidade de cada ser é capaz de trazer benefícios através da escuta ativa e da valorização do histórico pessoal.

Iran bezerra has reacted to this post.
Iran bezerra

O desenvolvimento da subjetividade humana passa por processos e cada fase deve ser percorrida sem interrupções ou desvios, uma das fases mais significativa é a busca por referências que externamente percebidos vão criando parâmetros para a construção de nossa subjetividade

é fundamental abordar a relação entre identidade e subjetividade, especialmente no contexto de gêmeos idênticos que nunca foram separados. A psicanálise, desde seus primórdios com Freud, investiga as complexas camadas da mente humana, com ênfase na formação do eu e nas dinâmicas inconscientes que moldam a percepção de si mesmo e do outro.

Quando se trata de gêmeos idênticos, essa relação de identidade pode ser ainda mais intricada. A experiência de olhar no espelho e ver uma imagem idêntica à do irmão pode gerar uma confusão significativa entre o eu e o outro. Esse fenômeno pode ser interpretado através das lentes psicanalíticas como uma dificuldade em estabelecer limites claros entre o sujeito e o objeto, ou entre o eu e o não-eu, o que é essencial para a formação de uma identidade individual.

A angústia manifestada pelo gêmeo ao perceber que "o irmão não quer brincar" pode ser vista como uma manifestação dessa confusão identitária, onde o espelho, que tradicionalmente serve como ferramenta para o reconhecimento do eu (conforme discutido por Lacan em sua teoria do Estádio do Espelho), falha em oferecer essa diferenciação. Em vez disso, o gêmeo projeta seus próprios sentimentos e desejos no reflexo, percebendo-o como uma entidade separada, o que exacerba sua sensação de alienação e solidão.

Esse cenário sugere a necessidade de um trabalho psicanalítico que ajude a criança a desenvolver uma compreensão mais clara de sua individualidade, promovendo uma separação simbólica do irmão. Isso pode ser crucial para que ambos os gêmeos desenvolvam um senso saudável de identidade própria, essencial para seu desenvolvimento psíquico e emocional.

Portanto, a psicanálise oferece ferramentas valiosas para compreender e tratar as complexidades da identidade em casos de gêmeos idênticos, destacando a importância de intervenções que ajudem na construção de um eu sólido e diferenciado.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱