Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da imagem pessoal

A teoria psicanalítica oferece uma visão complexa da imagem e da constituição do eu, considerando tanto aspectos inconscientes quanto conscientes da psique. A imagem do eu é a percepção pessoal de si mesmo, enquanto a constituição do eu refere-se à estrutura e ao funcionamento do ego em relação aos impulsos, normas e realidade. Esses conceitos são fundamentais para entender a identidade e a dinâmica psicológica dos indivíduos.

Na psicologia social, a imagem e a representação social do eu são inter-relacionadas e moldadas por interações sociais, normas culturais e o feedback social. A imagem do eu é a percepção interna que uma pessoa tem de si mesma, enquanto a representação social do eu é a forma como essa identidade é formada e percebida dentro de um contexto social mais amplo. Ambas são cruciais para entender como as pessoas se veem e são vistas pelos outros, influenciando assim a identidade e o comportamento social.

Na psicanálise, o corpo é visto como uma parte central da constituição psíquica e existencial do sujeito. A imagem corporal, a identificação, e os processos psíquicos associados à percepção do corpo são interligados e fundamentais para a formação da identidade. O corpo não é apenas um objeto físico, mas um elemento central na experiência do eu, moldando e sendo moldado pela identidade, desejos e conflitos internos. A compreensão desses aspectos oferece uma visão profunda sobre como a psique e a existência do sujeito estão entrelaçadas com sua experiência corporal.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱