Principios da imagem pessoal
Citação de Natália Toffani em janeiro 14, 2025, 11:31 pmNa psicanálise, a imagem pessoal está ligada à construção do eu e a relação com o outro. Desde o estádio do espelho de Lacan, a imagem que o sujeito vê de si mesmo é mediada por identificações e idealizações, criando uma percepção muitas vezes fragmentada ou idealizada do "eu". Essa imagem é influenciada pelo inconsciente, pelas demandas sociais e pelos desejos reprimidos, funcionando como uma ponte entre o interno e o externo. A imagem pessoal reflete conflitos entre o desejo de ser e o olhar do outro, essencial na constituição da identidade.
Na psicanálise, a imagem pessoal está ligada à construção do eu e a relação com o outro. Desde o estádio do espelho de Lacan, a imagem que o sujeito vê de si mesmo é mediada por identificações e idealizações, criando uma percepção muitas vezes fragmentada ou idealizada do "eu". Essa imagem é influenciada pelo inconsciente, pelas demandas sociais e pelos desejos reprimidos, funcionando como uma ponte entre o interno e o externo. A imagem pessoal reflete conflitos entre o desejo de ser e o olhar do outro, essencial na constituição da identidade.