Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

A imagem e constituição do eu através da teoria psicanalítica inicia-se pelo estado de desamparo característico do recém-nascido, passando gradualmente pelo processo de autonomia e reconhecimento de si mesmo na imagem do eu formada por toda a experiência cognitiva armazenada no inconsciente, mas também necessitando da ajuda do outro para afirmar-se enquanto indivíduo com personalidade e pertencente a sociedade. Diversas interpretações e conceitos foram criados por outros autores influentes além de Freud, entre eles o conceito de "estádio do espelho" desenolvido por Lacan.

Diante do estudo feito até aqui o conceito de imagem, baseada nas ideias de Freud, inicialmente adviria da consciência, tendo o ego como representante da personalidade do indivíduo. Já para Lacan, o eu era compreendido como instância do imaginário (estágio do espelho). Douto, porém, vem com a ideia vem da diferença entre imagem que se vê do corpo e o esquema corporal, para ele a imagem do individuo é o principal componente para se definir o Eu.