Princípios da Imagem Pessoal
Citação de carlosdeandrade em janeiro 27, 2025, 4:32 pmA partir dos estudos desse tópico entende-se que a psicanálise define a imagem e a construção do EU como processos que começam na primeira infância onde o bebê está em um estado de desamparo. Estrutura-se pela relação com o outro e pelo reconhecimento, onde o sujeito forma sua identidade.
Na psicologia social, a imagem e a representação do EU são construídas coletivamente, por meio das interações e convenções culturais. Entende-se o corpo, não como apenas biológico, mas também erógeno e simbólico, sendo essencial para a identificação e a construção psíquica do sujeito, a partir das experiências emocionais e relacionais que sustentam a existência do EU.
A partir dos estudos desse tópico entende-se que a psicanálise define a imagem e a construção do EU como processos que começam na primeira infância onde o bebê está em um estado de desamparo. Estrutura-se pela relação com o outro e pelo reconhecimento, onde o sujeito forma sua identidade.
Na psicologia social, a imagem e a representação do EU são construídas coletivamente, por meio das interações e convenções culturais. Entende-se o corpo, não como apenas biológico, mas também erógeno e simbólico, sendo essencial para a identificação e a construção psíquica do sujeito, a partir das experiências emocionais e relacionais que sustentam a existência do EU.