Princípios da Imagem pessoal
Citação de Alberico Morais Santiago em janeiro 30, 2025, 7:50 pmDe acordo com a Psicanálise a imagem pessoal se desenvolve a partir do reconhecimento das características físicas, personalidades e valores individuais. A autoimagem pode ser influenciadas por padrões culturais que dita como seria o ideal do eu. A percepção do eu é afetado pela forma como somos percebido e tratados. Estamos a todo tempo querendo o reconhecimento e a validação dos outros. Por isso, a compreensão dos princípios da imagem na psicanálise nos leva a reconhecer a importância do desenvolvimento pessoal.
De acordo com a Psicanálise a imagem pessoal se desenvolve a partir do reconhecimento das características físicas, personalidades e valores individuais. A autoimagem pode ser influenciadas por padrões culturais que dita como seria o ideal do eu. A percepção do eu é afetado pela forma como somos percebido e tratados. Estamos a todo tempo querendo o reconhecimento e a validação dos outros. Por isso, a compreensão dos princípios da imagem na psicanálise nos leva a reconhecer a importância do desenvolvimento pessoal.
Citação de PATRICIA GROSSI em janeiro 30, 2025, 9:44 pmBasicamente, tanto Freud quanto Lacan mostram que a imagem pessoal não é estático ou puramente "real". Ela é construída em relação ao desejo, ao olhar do outro e a um ideal que nunca alcançamos completamente.
Um exemplo, no dias de hoje, seriam fotos editadas e postadas por usuário de rede social sempre feliz em bem-sucedido. Essa pessoa constrói um "EU IDEAL", mas, fora das redes, pode se sentir insegura e insatisfeita porque sua vida real nunca se encaixa perfeitamente nessa imagem perfeita.
Basicamente, tanto Freud quanto Lacan mostram que a imagem pessoal não é estático ou puramente "real". Ela é construída em relação ao desejo, ao olhar do outro e a um ideal que nunca alcançamos completamente.
Um exemplo, no dias de hoje, seriam fotos editadas e postadas por usuário de rede social sempre feliz em bem-sucedido. Essa pessoa constrói um "EU IDEAL", mas, fora das redes, pode se sentir insegura e insatisfeita porque sua vida real nunca se encaixa perfeitamente nessa imagem perfeita.
Citação de nosreme2025 em fevereiro 2, 2025, 8:37 pmFreud e Lacan, dois caras que sabiam das coisas, têm visões diferentes sobre como a gente se vê. Freud, o clássico, via a identidade como uma bagunça que vem da infância, cheia de desejos escondidos e rolos familiares. Pra ele, o "eu" é tipo um malabarista, tentando equilibrar o que a gente quer com o que o mundo espera. Já Lacan, o francês das ideias complexas, falou do estádio do espelho: aquele momento em que a criança se vê no espelho e pensa: "Ah, então isso sou eu!". Só que, segundo ele, essa imagem é uma ilusão — a gente nunca se vê de verdade, só uma versão idealizada. Ou seja, a identidade é uma construção cheia de truques, ilusões e um tanto de autoengano. Freud foca nas experiências que nos moldam, enquanto Lacan mostra que a gente vive se espelhando numa imagem que nem é real. No fim, os dois concordam que a gente é uma mistura de reflexos e histórias, nem sempre tão fiéis à realidade.