Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da imagem pessoal

A constituição do eu na teoria psicanalítica é abordado por três autores: Freud, Lacan e Dolto.

A concepção de Freud sobre o EU: o eu é a parte da personalidade que toma decisões, controla ações, considera a realidade objetiva.

É a parte da mente que ajuda a lidar com o mundo ao redor, tomando decisões e agindo de acordo com as circunstâncias. Ele se desenvolve desde o nascimento.

Lacan, descreve o ESTÁDIO DO ESPELHO, como uma fase do desenvolvimento infantil que geralmente acontece entre os 6 e 18 meses. Nessa fase o bebê começa a se reconhecer no espelho e a desenvolver uma imagem de si mesmo. Durante o estádio do espelho o eu se forma como uma instância do imaginário.

A psicanalista Françoise Dolto específica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e esquema corporal. Destacando que a imagem do corpo é um registro do inconsciente, um traço estrutural que faz parte da história emocional da relação do ser humano com o outro, desde a concepção.

Dolto, afirma que a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.