Princípios da imagem pessoal
Citação de Alessandra De Oliveira Octaviano Ascenção em fevereiro 19, 2025, 6:14 pmA constituição do eu e a noção de imagem estão interligados e reflete como a identidade e a percepção de si se desenvolvem no decorrer da vida. A imagem do eu refere-se à percepção que um indivíduo tem de si mesmo(auto estima, autoconfiança e a forma como se vê em relação aos outros). Essa imagem é influenciada por experiências passadas, interações sociais e a internalização de normas e valores culturais.A imagem do eu é constantemente ajustada com base nas experiências e nas relações interpessoais . O eu se desenvolve a partir do ID ( instintivo e primitivo) e é influenciado pelo super ego( normas sociais e morais).Busca equilibrar os desejos do ID e as exigências do super ego, além de considerar a realidade externa.Inclui a tomada de decisão e regulação das emoções e a adaptação do meio ambiente.Lida com a ansiedade e os conflitos, ajudando a proteger a integridade psiquica do indivíduo.
A psicologia social oferece uma perspectiva rica sobre como a imagem e a representação social do EU são formadas e influenciadas por fatores sociais e culturais.Esses conceitos ajudam a entender a complexidade da identidade humana e como as interações sociais moldam a percepção que temos de nós mesmos e dos outros.
O corpo não é apenas um objeto físico, mas também uma representação simbólica .É o meio pelo qual o indivíduo expressa suas emoções, desejos e conflitos internos. Essa relação reflete suas experiências emocionais e psíquicas.As características físicas e comportamentais de uma cultura ou grupo influencia a maneira como o sujeito se vê e se identifica podendo afetar sua auto estima e a percepção de si próprio.
A forma como o sujeito se relaciona com seu corpo pode expressar desejos reprimidos ou traumas não resolvidos . O reconhecimento do corpo como objeto de desejo e de identificação é crucial para a constituição psíquica da pessoa.A forma como o sujeito se identifica com seu corpo e com as imagens pode impactar sua vida e sua busca por significado.
A constituição do eu e a noção de imagem estão interligados e reflete como a identidade e a percepção de si se desenvolvem no decorrer da vida. A imagem do eu refere-se à percepção que um indivíduo tem de si mesmo(auto estima, autoconfiança e a forma como se vê em relação aos outros). Essa imagem é influenciada por experiências passadas, interações sociais e a internalização de normas e valores culturais.A imagem do eu é constantemente ajustada com base nas experiências e nas relações interpessoais . O eu se desenvolve a partir do ID ( instintivo e primitivo) e é influenciado pelo super ego( normas sociais e morais).Busca equilibrar os desejos do ID e as exigências do super ego, além de considerar a realidade externa.Inclui a tomada de decisão e regulação das emoções e a adaptação do meio ambiente.Lida com a ansiedade e os conflitos, ajudando a proteger a integridade psiquica do indivíduo.
A psicologia social oferece uma perspectiva rica sobre como a imagem e a representação social do EU são formadas e influenciadas por fatores sociais e culturais.Esses conceitos ajudam a entender a complexidade da identidade humana e como as interações sociais moldam a percepção que temos de nós mesmos e dos outros.
O corpo não é apenas um objeto físico, mas também uma representação simbólica .É o meio pelo qual o indivíduo expressa suas emoções, desejos e conflitos internos. Essa relação reflete suas experiências emocionais e psíquicas.As características físicas e comportamentais de uma cultura ou grupo influencia a maneira como o sujeito se vê e se identifica podendo afetar sua auto estima e a percepção de si próprio.
A forma como o sujeito se relaciona com seu corpo pode expressar desejos reprimidos ou traumas não resolvidos . O reconhecimento do corpo como objeto de desejo e de identificação é crucial para a constituição psíquica da pessoa.A forma como o sujeito se identifica com seu corpo e com as imagens pode impactar sua vida e sua busca por significado.