Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Nesse módulo de aprendizagem  conhecemos Jacques Lacan (1901-1981), médico psiquiatra um dos psicanalista mais contemporâneo situou o EU como instância ou sejaa o campo do desconhecido, da ilusão e da alienação, cuja fase denominou de "Estádio do Espelho", o formador da função do EU, esse "Estádio do Espelho" ocorre na criança entre os 06 e 18 meses do bebê diante do espelho. A Teoria das representações sociais tem como objetivo elucidar os diversos fenômenos  coletivos se desconsiderar o ponto de vista individual. As representações sociais abrangem três questões fundamentais: a comunicação, a construção de uma realidade e o domínio do mundo. Nas ciências sociais e humanas iremos encontrar a palavra imagem para indicar uma figura, uma imagem mental ou um conjunto de opiniões de um grupo social. Na psicologia social existem vários campos dedicados a investigação de imagens e sua utilização em pesquisas sociais tem apresentado resultados significativos para o estudo da vida social. O corpo para a psicanálise não é o corpo biológico e sim o corpo erógeno de Freud. O sentido de maior importância para  a constituição do EU é a visão, pois é através do olhar que o outro é conhecido, onde o se olhar no espelho cria a imagem.