Princípios da Imagem Pessoal
Citação de marimaricarmona@gmail.com em maio 27, 2025, 12:44 amEm 1920 Freud definiu o Ego como representante da personalidade; para Freud o eu é antes de tudo, um eu corporal pois é a projeção de sua exterioridade, é no corpo biológico que advém as sensações externas e internas. Em 1936, Lacan traz uma nova abordagem para a constituição do Eu, como instância do imaginário durante o estádio do espelho; para Lacan o corpo é visto em 3 dimensões: imaginário( o corpo como imagem), simbólico: o corpo assinalado pelo significante, real: o corpo como sinônimo de gozo. Dolto, em 1984 especifica diferenças fundamentais entre a Imagem do Corpo e o Esquema corporal, sendo a imagem do Corpo o principal elemento na Constituição do Eu. Para Dolto a imagem do corpo é a síntese viva de nossas experiências emocionais inter-humanas repetitivamente vividas através das sensações erógenas eletivas, arcaicas ou atuais. Na ótica da Psicologia Social, destaca três questões fundamentais: Comunicação, Construção de uma realidade, Domínio do Mundo. Desta forma, o Eu constitui-se da somatória de todos os estágios, da sua relação com o outro e das experiências de mundo vividas.
Em 1920 Freud definiu o Ego como representante da personalidade; para Freud o eu é antes de tudo, um eu corporal pois é a projeção de sua exterioridade, é no corpo biológico que advém as sensações externas e internas. Em 1936, Lacan traz uma nova abordagem para a constituição do Eu, como instância do imaginário durante o estádio do espelho; para Lacan o corpo é visto em 3 dimensões: imaginário( o corpo como imagem), simbólico: o corpo assinalado pelo significante, real: o corpo como sinônimo de gozo. Dolto, em 1984 especifica diferenças fundamentais entre a Imagem do Corpo e o Esquema corporal, sendo a imagem do Corpo o principal elemento na Constituição do Eu. Para Dolto a imagem do corpo é a síntese viva de nossas experiências emocionais inter-humanas repetitivamente vividas através das sensações erógenas eletivas, arcaicas ou atuais. Na ótica da Psicologia Social, destaca três questões fundamentais: Comunicação, Construção de uma realidade, Domínio do Mundo. Desta forma, o Eu constitui-se da somatória de todos os estágios, da sua relação com o outro e das experiências de mundo vividas.
Citação de Josefa Cavalcante em maio 27, 2025, 7:06 pmNa construção e manutenção do ser Humano, o Eu e a peça principal, o espelho da imagem e sensitivo emocional.
Na construção e manutenção do ser Humano, o Eu e a peça principal, o espelho da imagem e sensitivo emocional.