Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Confesso que a aula me fez refletir bastante sobre como a nossa imagem é construída, não apenas externamente, mas também internamente. A psicanálise nos mostra que a forma como nos vemos e nos apresentamos ao mundo está profundamente ligada aos nossos desejos, medos e experiências inconscientes.

A discussão sobre o ideal de eu e o eu ideal foi super interessante. O ideal de eu é o que gostaríamos de ser, o modelo que buscamos seguir. Já o eu ideal é como fomos e somos vistos pelas pessoas que nos amam e são importantes para nós, o que pode tanto nos impulsionar quanto nos aprisionar em uma expectativa. Entender a diferença entre esses conceitos me ajudou a pensar sobre as pressões que enfrentamos para nos encaixarmos em padrões, sejam eles sociais ou pessoais.

Outro ponto que me chamou a atenção foi a relação entre a imagem pessoal e a nossa autoestima. A imagem não é apenas uma máscara que usamos, mas sim uma projeção complexa do nosso mundo interior. A forma como cuidamos da nossa aparência, como nos vestimos e nos comunicamos, reflete a nossa relação com nós mesmos.

Achei a aula uma oportunidade incrível para olharmos para dentro, para além da superfície, e entendermos a complexidade por trás da nossa imagem. A imagem pessoal, sob a ótica da psicanálise, é um convite para o autoconhecimento.