Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Principios da imagem pessoal

Na teoria psicanalítica, especialmente segundo Freud e Lacan, a imagem do "eu" (ou ego) é formada a partir das primeiras experiências de identificação, principalmente com o corpo. O "eu" não nasce pronto, ele se constrói com o tempo, a partir do olhar do outro e da relação com o mundo. Lacan fala do estádio do espelho, momento em que a criança, ao se ver no espelho, forma uma imagem de si mesma e começa a se reconhecer como um "eu" separado.Já na psicologia social, o "eu" é entendido como uma construção que depende das relações sociais. O sujeito se percebe e se constrói a partir da forma como é visto e tratado pelos outros. A identidade, então, não é só individual, mas também social.O corpo tem um papel central nesse processo. É através dele que nos identificamos, nos expressamos e nos diferenciamos dos outros. A imagem corporal — como vemos nosso corpo — influencia diretamente nossa construção psíquica e social. Na psicanálise, essa imagem está ligada ao desejo, à falta e à busca por reconhecimento. Assim, a constituição do sujeito depende da articulação entre corpo, imagem e linguagem, sendo o "eu" sempre uma construção, e nunca algo fixo ou acabado

Nadia Moreira and mau7000@gmail.com have reacted to this post.
Nadia Moreiramau7000@gmail.com