Princípios da imagem pessoal
Citação de elizasantos37 em janeiro 20, 2026, 2:58 pmNo módulo Princípios da Imagem Pessoal, aprofundei meu entendimento sobre a constituição do eu e da identidade. Passei a compreender que a imagem pessoal vai muito além da aparência física; ela está diretamente ligada à forma como o sujeito se percebe, se identifica e se posiciona no mundo.
Entendi que o corpo tem um papel fundamental nesse processo, funcionando como uma ponte entre o mundo interno e o externo. A forma como nos vemos e acreditamos ser vistos influencia profundamente nossa autoestima, nossas relações e nossos comportamentos. Esse módulo me fez refletir sobre como a imagem do eu é construída a partir das relações sociais, familiares e culturais, e como distorções nessa imagem podem gerar sofrimento psíquico.
De maneira geral, esses dois módulos contribuíram para uma compreensão mais profunda da constituição psíquica e existencial do sujeito. A Psicanálise, para mim, se mostrou como uma ferramenta essencial de autoconhecimento, capaz de ajudar o indivíduo a compreender suas dores, seus padrões e sua história, abrindo caminho para mudanças mais conscientes e significativas.
No módulo Princípios da Imagem Pessoal, aprofundei meu entendimento sobre a constituição do eu e da identidade. Passei a compreender que a imagem pessoal vai muito além da aparência física; ela está diretamente ligada à forma como o sujeito se percebe, se identifica e se posiciona no mundo.
Entendi que o corpo tem um papel fundamental nesse processo, funcionando como uma ponte entre o mundo interno e o externo. A forma como nos vemos e acreditamos ser vistos influencia profundamente nossa autoestima, nossas relações e nossos comportamentos. Esse módulo me fez refletir sobre como a imagem do eu é construída a partir das relações sociais, familiares e culturais, e como distorções nessa imagem podem gerar sofrimento psíquico.
De maneira geral, esses dois módulos contribuíram para uma compreensão mais profunda da constituição psíquica e existencial do sujeito. A Psicanálise, para mim, se mostrou como uma ferramenta essencial de autoconhecimento, capaz de ajudar o indivíduo a compreender suas dores, seus padrões e sua história, abrindo caminho para mudanças mais conscientes e significativas.
Citação de Mayalu Mello em janeiro 20, 2026, 8:13 pmNa psicanálise, a imagem pessoal é construída a partir do olhar e da palavra do outro, especialmente nas primeiras relações. Ela não se refere apenas à aparência, mas à forma como o sujeito se reconhece e se posiciona no mundo, sendo fundamental para a constituição do eu e da autoestima.
Na psicanálise, a imagem pessoal é construída a partir do olhar e da palavra do outro, especialmente nas primeiras relações. Ela não se refere apenas à aparência, mas à forma como o sujeito se reconhece e se posiciona no mundo, sendo fundamental para a constituição do eu e da autoestima.
Citação de Luan Oliveira Alves em janeiro 24, 2026, 2:25 amPrincípios da imagem pessoal, está relacionada à construção do eu e à forma como o sujeito se percebe. Ela vai além da aparência física, envolvendo aspectos simbólicos, emocionais e inconscientes. Desde a infância, as relações iniciais influenciam a formação da autoimagem e da identidade. O olhar do outro funciona como um espelho fundamental para o desenvolvimento do ego. A maneira de se apresentar expressa desejos, conflitos e mecanismos de defesa. Na clínica, a imagem pessoal pode revelar inseguranças e idealizações. Ela também evidencia a relação entre o eu real e o eu ideal. A imagem é atravessada pela história emocional do sujeito. Conflitos internos podem gerar distorções na autoimagem. Compreender a imagem pessoal favorece o autoconhecimento e a integração psíquica.
Princípios da imagem pessoal, está relacionada à construção do eu e à forma como o sujeito se percebe. Ela vai além da aparência física, envolvendo aspectos simbólicos, emocionais e inconscientes. Desde a infância, as relações iniciais influenciam a formação da autoimagem e da identidade. O olhar do outro funciona como um espelho fundamental para o desenvolvimento do ego. A maneira de se apresentar expressa desejos, conflitos e mecanismos de defesa. Na clínica, a imagem pessoal pode revelar inseguranças e idealizações. Ela também evidencia a relação entre o eu real e o eu ideal. A imagem é atravessada pela história emocional do sujeito. Conflitos internos podem gerar distorções na autoimagem. Compreender a imagem pessoal favorece o autoconhecimento e a integração psíquica.