Princípios da Imagem Pessoal
Citação de Suzana Joaquim de Oliveira Carmo em março 19, 2026, 12:02 amAo longo deste módulo foi possível aprender e apreender a concepção de que a imagem é o suporte do eu, sendo este uma construção mental, que tem sua observação física nos primórdios da infância fragmentada, e é diante do "estádio de espelho" proposto por Lacan, que a criança consegue dar "aparência" material àquilo que até então habitava o imaginário, passando a partir do reconhecimento por meio do simbólico a existir no mundo real. Porém, a imagem sempre sofre incidência da ilusão, porque a visão que o "outro" (convívio social) me remete vem travestir aquilo que realmente sou ou acredito ser.
Ao longo deste módulo foi possível aprender e apreender a concepção de que a imagem é o suporte do eu, sendo este uma construção mental, que tem sua observação física nos primórdios da infância fragmentada, e é diante do "estádio de espelho" proposto por Lacan, que a criança consegue dar "aparência" material àquilo que até então habitava o imaginário, passando a partir do reconhecimento por meio do simbólico a existir no mundo real. Porém, a imagem sempre sofre incidência da ilusão, porque a visão que o "outro" (convívio social) me remete vem travestir aquilo que realmente sou ou acredito ser.