Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Neste módulo pude, inicialmente, compreender de forma cronológica; teorias, pensamentos, publicações e construções de Vygotsky, Leontiev, Habermas, Berges e Luckmann que fundamentaram a psicologia social, histórica e cultural.  

Sobre imagem pessoal, tive a oportunidade de aprofundar-me em algumas abordagens de Freud, Lacan e Dolto, como: a principal tarefa da psique - o estado de desamparo que acompanhará o indivíduo no resto de sua vida; O EU como parte do que foi modificado por interferência do outro (percepções, consciência); a estrutura da personalidade composta pelo Id, ego e superego; O Estadio do espelho. 

Percebi que pela ótica da psicologia social, os fenômenos sociais devem ser entendidos a partir dos contextos em que foram gerados (comunicação, construção de uma realidade, domínio de mundo). 

Sobre a imagem do corpo na constituição do sujeito, concluí que não se trata de um corpo biológico, mas sim de um corpo erógeno (4 zonas erógenas - Freud). Segundo Lacan, o corpo possui 3 dimensões: imaginário, simbólico e o real. Além disso, entendi a relevância do corpo para a construção psíquica existencial, da imagem especular e do narcisismo primário e primordial. 

As atividades propostas me possibilitaram conhecer a teoria estudada de forma prática. 

eu percebi que a imagem pessoal é bastante importante principalmente com relação a personalidade própria o eu.

A imagem não constitui apenas o corpo físico, mas também, É importante o individuo formar sua própria imagem, faz parte do crescer e do desenvolver, para que ele se torne uma pessoa emocionalmente saudável e equilibrada.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.