Princípios da Imagem Pessoal
Citação de Douglas Hirosse Justino da Silva em fevereiro 2, 2023, 5:40 pmNásio (2008) em seu artigo - Meu corpo e suas imagens, diz "Em primeiro lugar, o psicanalista observa e compreende as manifestações de seu paciente como sendo as projeções, na vida adulta, das imagens inconscientes do corpo infantil. Na sequência, o analista VISUALIZA, SENTE, VIBRA e por fim, INTERPRETA. Ou seja, são essenciais no processo de escuta analítica.” Já Dolto (2008) afirma que a imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida, sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho, sendo de fundamental importância na constituição do eu e da constituição psíquica. Finalizando, o estudo do corpo e da sua imagem possui abordagens que se diferenciam e que se complementam na psicanálise, que contribuem para o entendimento da constituição do sujeito, de sua imagem e do seu corpo. Assim a imagem do corpo é específico de cada sujeito e amplamente associado a sua história, situação dinâmica e relação libidinal. A imagem do corpo é um ato inconsciente, que se torna pré-consciente quando se vincular à linguagem consciente por meio de comunicação verbal e não verbal. Concluindo a análise deste módulo de estudo, o princípio de imagem vai direto no tocante objetivo de caracterização do eu e sua personalidade.
Násio (2008) em seu artigo - Meu corpo e suas imagens, diz "Em primeiro lugar, o psicanalista observa e compreende as manifestações de seu paciente como sendo as projeções, na vida adulta, das imagens inconscientes do corpo infantil. Na sequência, o analista VISUALIZA, SENTE, VIBRA e por fim, INTERPRETA. Ou seja, são essenciais no processo de escuta analítica.” Já Dolto (2008) afirma que a imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida, sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho, sendo de fundamental importância na constituição do eu e da constituição psíquica. Finalizando, o estudo do corpo e da sua imagem possui abordagens que se diferenciam e que se complementam na psicanálise, que contribuem para o entendimento da constituição do sujeito, de sua imagem e do seu corpo. Assim a imagem do corpo é específico de cada sujeito e amplamente associado a sua história, situação dinâmica e relação libidinal. A imagem do corpo é um ato inconsciente, que se torna pré-consciente quando se vincular à linguagem consciente por meio de comunicação verbal e não verbal. Concluindo a análise deste módulo de estudo, o princípio de imagem vai direto no tocante objetivo de caracterização do eu e sua personalidade.