Princípios da Imagem Pessoal
Citação de PRISCILA CORSINO DE PAULA em fevereiro 23, 2023, 3:57 am
- Imagem e constituição do eu segundo a teoria da psicanalise:
Freud, aborda na constituição do eu, o estudo das relações entre o inconsciente e o consciente. A total impotência do recém-nascido, sua condição de desamparo (motor e psíquico), por estar sem ajuda de alguém, sua incapacidade de lidar com os vários estímulos, faz com que o indivíduo não perceba sua existência, sendo necessário que outro ser humano (geralmente a mãe ou quem a represente) o auxilie para que ele seja introduzido no mundo e assim desenvolva o seu próprio eu. Sendo assim, o eu, para ele “é a parte do que foi modificado pela interferência do outro”. Mais tarde Lacan, traz uma nova abordagem da teoria Freudiana, onde ele cita “o eu como uma instancia do imaginário” (ilusão), denominando como “estádio do espelho”. Uma fase que compreende o indivíduo dos 6 a 8 meses, é quando o bebe, diante do espelho reconhece sua imagem. Nessa fase após reconhecer sua imagem ele busca confirmação no outro, sendo assim, “o eu, é produto de uma identificação com o outro.
- Imagem e representação social do eu segundo a psicologia social:
Para a perspectiva da psicologia social, as representações sociais abrangem, três aspectos: a comunicação, a construção da realidade e o domínio do mundo. Para a Psicologia, as representações sociais induzem sentidos aos comportamentos, convencionam o que deve ou não ser pensado, regulando a comunicação e interações entre as pessoas, concebendo as experiências como uma imagem mental. Piaget, entende imagem como um esquema representativo de um fato externo que é interiorizado e representado pelo indivíduo através de um signo ou símbolo ou objeto.
- Relação do corpo com a identificação e imagem, para constituição psíquica e existencial do sujeito:
Para a psicanalise a imagem do corpo (não o biológico e sim o erógeno) é um dos registros mais importantes na constituição do sujeito. Lacan, descreve o corpo em 03 dimensões: imaginário, simbólico e real. Para Freud, “o eu, é um eu corporal, pois é a projeção da sua exterioridade”. A imagem corporal é constituída da sua percepção do seu mundo interior e do mundo exterior, sensações internas e externas (cinco sentidos) sendo a visão o seu sentido mais importante, pois e através dela que o indivíduo conhece o outro. Freud também considera a função das pulsões na formação do eu, para ele uma pulsão seria um conceito situado entre a mente (psique) e sua ligação com o corpo biológico (somático).
- Imagem e constituição do eu segundo a teoria da psicanalise:
Freud, aborda na constituição do eu, o estudo das relações entre o inconsciente e o consciente. A total impotência do recém-nascido, sua condição de desamparo (motor e psíquico), por estar sem ajuda de alguém, sua incapacidade de lidar com os vários estímulos, faz com que o indivíduo não perceba sua existência, sendo necessário que outro ser humano (geralmente a mãe ou quem a represente) o auxilie para que ele seja introduzido no mundo e assim desenvolva o seu próprio eu. Sendo assim, o eu, para ele “é a parte do que foi modificado pela interferência do outro”. Mais tarde Lacan, traz uma nova abordagem da teoria Freudiana, onde ele cita “o eu como uma instancia do imaginário” (ilusão), denominando como “estádio do espelho”. Uma fase que compreende o indivíduo dos 6 a 8 meses, é quando o bebe, diante do espelho reconhece sua imagem. Nessa fase após reconhecer sua imagem ele busca confirmação no outro, sendo assim, “o eu, é produto de uma identificação com o outro.
- Imagem e representação social do eu segundo a psicologia social:
Para a perspectiva da psicologia social, as representações sociais abrangem, três aspectos: a comunicação, a construção da realidade e o domínio do mundo. Para a Psicologia, as representações sociais induzem sentidos aos comportamentos, convencionam o que deve ou não ser pensado, regulando a comunicação e interações entre as pessoas, concebendo as experiências como uma imagem mental. Piaget, entende imagem como um esquema representativo de um fato externo que é interiorizado e representado pelo indivíduo através de um signo ou símbolo ou objeto.
- Relação do corpo com a identificação e imagem, para constituição psíquica e existencial do sujeito:
Para a psicanalise a imagem do corpo (não o biológico e sim o erógeno) é um dos registros mais importantes na constituição do sujeito. Lacan, descreve o corpo em 03 dimensões: imaginário, simbólico e real. Para Freud, “o eu, é um eu corporal, pois é a projeção da sua exterioridade”. A imagem corporal é constituída da sua percepção do seu mundo interior e do mundo exterior, sensações internas e externas (cinco sentidos) sendo a visão o seu sentido mais importante, pois e através dela que o indivíduo conhece o outro. Freud também considera a função das pulsões na formação do eu, para ele uma pulsão seria um conceito situado entre a mente (psique) e sua ligação com o corpo biológico (somático).