Princípios da Imagem Pessoal
Citação de Eliane Bim em fevereiro 13, 2022, 12:49 amNeste módulo foi apresentado como definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalitica, da representação social do eu a partir da psicolocia social e como relacionar corpo com identificação e imagem. Foi abordado a partir dos conceitos de Freud, Lacan e Dolto como entender as relações entre o inconsciente e a consciência nas dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo, com as teorias dos domínios e das ações do psiquismo.
Lacan (1936) - compreensão do eu como instância do imaginário - "estádio do espelho"
Dolto (1984) - traz conceitos das diferanças fundamentais entre a imagem do corpo (principal elemento constituição do eu) e esquema corporal
Psicologia social - A comunicação como construção de uma realidade e domínio do mundo
Neste módulo foi apresentado como definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalitica, da representação social do eu a partir da psicolocia social e como relacionar corpo com identificação e imagem. Foi abordado a partir dos conceitos de Freud, Lacan e Dolto como entender as relações entre o inconsciente e a consciência nas dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo, com as teorias dos domínios e das ações do psiquismo.
Lacan (1936) - compreensão do eu como instância do imaginário - "estádio do espelho"
Dolto (1984) - traz conceitos das diferanças fundamentais entre a imagem do corpo (principal elemento constituição do eu) e esquema corporal
Psicologia social - A comunicação como construção de uma realidade e domínio do mundo