Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

PRINCÍPIOS DA IMAGEM PESSOAL

O eu, instância sobretudo imaginária, passa por mudanças ao longo do tempo de existência de cada um. A imagem corporal também muda, mudando ainda a forma de olhar o mundo a sua volta, principalmente para si mesmo. 

O rosto da mãe é o primeiro rosto a ser conhecido e reconhecido, a criança passa a se conhecer como unidade-separada. Nesse período, a criança descobre também um terceiro que desvia o olhar da mãe, ou seja, o pai que apresenta a lei simbólica.

A criança nesta fase começa a fazer uso da linguagem, adquirindo uma representação simbólica que lhe permite suportar a ausência da mãe. Em seu crescimento, passa por outras fases que acarretam mudanças, tais como puberdade e adolescência, a idade adulta e o envelhecimento, trazendo modificações corporais, perdas e ganhos.

O corpo para se tornar um eu e depois sujeito precisa ser desejado primeiro pela mãe depois por si mesmo e pelo outro. Mas sempre objeto de desejo de si mesmo – narcísico – porém marcado pelo Outro inconsciente. 

Ora, não só a imagem física, e a constituição de pensamentos do eu constrói a personalidade do sujeito. Mais a sua origem espiritual Também faz parte dessa construção do ser em geral.

Então na consulta o psicanálista deve sim levar o sujeito a uma análise do seu ser, não só voltando ao tempo de sua concepção no útero da mãe, como também adentrar em suas crenças religiosas através de sua alma e espírito para que possam refletir em profundo quem realmente é e o que tem de propósito e missão para esse mundo.