Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Nesse módulo foi possível conhecer sobre a imagem do eu, de nossa relação com o outro desde o nosso nascimento. A constituição do eu, abordada por Freud, Lacan e Dolto. Achei magnífica a história do menino adotado que se chamava Renato e passou a ser Cristian, como algo que ocorreu há tanto tempo provocou marcas e experiências em sua vida.

Rafael Ribeiro Costa and Fabio da Silva Esequiel have reacted to this post.
Rafael Ribeiro CostaFabio da Silva Esequiel

A constituição do eu na teoria psicanalítica nós faz percorrer um campo de estudo sobre as relações entre o inconciente e a consciência,considerando um conhecimento na busca das dimensões.

Fabio da Silva Esequiel has reacted to this post.
Fabio da Silva Esequiel

Nessa experiência fica claro a ação de nosso subconsciente...

O menino da sinais e se identifica com o nome, como havia sido chamado ainda quando era um bebe.

 

A mãe passa muitas informações químicas e hormonais para o bebê. Tudo o que gera nela uma sensação de conforto e bem-estar, acaba sendo transmitido para o filho, que guarda uma memória daquilo e o vínculo vem a partir daí”, diz.

Sendo assim, quando a mãe e o pai conversam com o bebê em um tom afetuoso e carinhoso, cria-se uma sensação prazerosa que é memorizada pelo pequeno e que pode ajudar na criação de vinculos 

Contudo fica claro a ação do nosso inconsciente.

muito interessante como precisamos do outro para nos reconhecermos como Um. um identidade um Eu

Observo que as informações ficam armazenadas em nossa memória. O subconsciente em algum momento traz essas informações ao nosso presente. Nesse módulo fica claro a nossa relação com o Outro desde o início da nossa existência e as ações do nosso subconsciente.

Esta unidade revelou que conhecer teorias da construção do corpo e da constituição do eu, inclusive a partir da própria imagem (espelho), torna-se essencial para o desenvolvimento da memória e por consequência de nossos comportamentos e vínculos emocionais, seja com si mesmo ou com o outro na sua totalidade.

Nesse módulo,a construção do Eu e muito importante,você saber quem realmente é,a construção do caráter da personalidade.

O inconsciente e o consciente andam juntos,porém um mais aguçado do que o outro,no caso do menino adotado ele tinha em seu consciente a Letra R,como ele foi adotado muito pequeno ainda não tinha seu eu formado ,mas quando cresceu houve uma confusão mental e do seu eu. Ele tinha lembranças com a Letra R onde descobriria toda sua história.

Nesse módulo podemos conhecer como se dá a formação da nossa imagem pessoal e de como começamos a nos identificar como indivíduos. Aprendemos sobre o estádio do espelho, suas implicações e como o prenome é importante na formação dessa imagem.