Princípios da Imagem Pessoal
Citação de Felipe Raymundo em agosto 9, 2023, 11:04 amO indíviduo nasce no que Freud chama de Estado de Desamparo. Nesse momento, o sujeito não tem capacidade nenhuma de distinhuir o EU do OUTRO, tendo como foco apenas a safisfação imediata de seus desejos impostos pelo ID, sem autonomia nenhuma para satisfazê-los. Por isso, Estado de Desamparo. A partir desse momento, há a necessidade que Outro auxilie na contrução do EU através da identificação.
Posteriormente, Lacan traz uma releitura dessa teoria, afirmando que a construção do EU se faz no imaginário, denominando essa fase de Estádio do Espelho. Entre os seis e dezoito primeiros meses do bebê, ele passa a se reconhecer no espelho, ententendo que o reflexo apesar de ser OUTRO, continua sendo EU, mas ainda em identificação com o OUTRO.
Em resumo, passamos a vida com a necessidade de se afirmar em relação à QUEM SOU EU, pois o EU nada mais é do que um conjunto de fragmentos de semelhança do OUTRO.
O indíviduo nasce no que Freud chama de Estado de Desamparo. Nesse momento, o sujeito não tem capacidade nenhuma de distinhuir o EU do OUTRO, tendo como foco apenas a safisfação imediata de seus desejos impostos pelo ID, sem autonomia nenhuma para satisfazê-los. Por isso, Estado de Desamparo. A partir desse momento, há a necessidade que Outro auxilie na contrução do EU através da identificação.
Posteriormente, Lacan traz uma releitura dessa teoria, afirmando que a construção do EU se faz no imaginário, denominando essa fase de Estádio do Espelho. Entre os seis e dezoito primeiros meses do bebê, ele passa a se reconhecer no espelho, ententendo que o reflexo apesar de ser OUTRO, continua sendo EU, mas ainda em identificação com o OUTRO.
Em resumo, passamos a vida com a necessidade de se afirmar em relação à QUEM SOU EU, pois o EU nada mais é do que um conjunto de fragmentos de semelhança do OUTRO.