Princípios da imagem pessoal
Citação de Eliana Conceicao de Jesus em setembro 16, 2023, 11:43 pmNeste módulo foi apresentado o conceito de identificação na formação do eu. O que muitas vezes chamamos de personalidade, de jeito de ser, identidade é basicamente um conjunto de traços que "absorvemos/aprendemos dos outros (seria uma imitação inconsciente). Nesses casos geralmente ocorre a imitação de pessoas próximas e de quem admiramos.
Há ainda a discussão sobre o estado de desamparo que o ser humano lida quando bebê e ainda o desafio interessante em pensar isso diante da problemática dos gêmeos.
Nesse sentido, o eu é a parte que foi modificada a partir da interferência do outro, do mundo externo. Daí Freud traz os conceitos de id, ego e superego para entendermos questões comportamentais. Temos ainda o conceito de imagem e representação social na qual Lacan define corpo em 3 dimensões: imaginário, real e simbólico.
Neste módulo foi apresentado o conceito de identificação na formação do eu. O que muitas vezes chamamos de personalidade, de jeito de ser, identidade é basicamente um conjunto de traços que "absorvemos/aprendemos dos outros (seria uma imitação inconsciente). Nesses casos geralmente ocorre a imitação de pessoas próximas e de quem admiramos.
Há ainda a discussão sobre o estado de desamparo que o ser humano lida quando bebê e ainda o desafio interessante em pensar isso diante da problemática dos gêmeos.
Nesse sentido, o eu é a parte que foi modificada a partir da interferência do outro, do mundo externo. Daí Freud traz os conceitos de id, ego e superego para entendermos questões comportamentais. Temos ainda o conceito de imagem e representação social na qual Lacan define corpo em 3 dimensões: imaginário, real e simbólico.