Princípios da Imagem pessoal
Citação de maeva em outubro 15, 2023, 3:55 amGostei muito dessa parte do aprendizado: A criança em frente do espelho
O primeiro rascunho do eu será constituído a partir do sexto mês, quando a criança começa a demarcar a totalidade do seu corpo. Este é um longo processo (sexto ao 18° mês), que se caracteriza principalmente pela imagem no espelho.
Wallon, neurologista francês, um dos fundadores da Psicomotricidade, foi o primeiro autor a falar em estágio do espelho (1934). Lacan (1949) desenvolveu sua idéia, acrescentando-lhe uma visão psicanalítica. Aos dois estudiosos, impressionava-lhes o fato de, antes do desenvolvimento psicomotor, ou seja, ainda imatura e dependente (não anda nem fala), a criança começar a formar uma imagem conjunta de seu corpo. Antes mesmo de nomear seu corpo ou nomear-se, a criança já se reconhece no espelho. Até então, o bebê percebia seus pés, mãos, braços, pernas, até mesmo seu tronco, mas só quando se olha no espelho pode ver seu rosto. Não se trata mais do rosto da mãe, mas de seu próprio rosto.
Ao olhar-se no espelho, o que (ou quem) a criança vê num primeiro momento é um outro; em um segundo tempo percebe que é ela mesma que está ali. Ou seja, vê primeiro o outro, depois o outro que é ela mesma, criando assim um jogo de alternância eu-outro.
Gostei muito dessa parte do aprendizado: A criança em frente do espelho
O primeiro rascunho do eu será constituído a partir do sexto mês, quando a criança começa a demarcar a totalidade do seu corpo. Este é um longo processo (sexto ao 18° mês), que se caracteriza principalmente pela imagem no espelho.
Wallon, neurologista francês, um dos fundadores da Psicomotricidade, foi o primeiro autor a falar em estágio do espelho (1934). Lacan (1949) desenvolveu sua idéia, acrescentando-lhe uma visão psicanalítica. Aos dois estudiosos, impressionava-lhes o fato de, antes do desenvolvimento psicomotor, ou seja, ainda imatura e dependente (não anda nem fala), a criança começar a formar uma imagem conjunta de seu corpo. Antes mesmo de nomear seu corpo ou nomear-se, a criança já se reconhece no espelho. Até então, o bebê percebia seus pés, mãos, braços, pernas, até mesmo seu tronco, mas só quando se olha no espelho pode ver seu rosto. Não se trata mais do rosto da mãe, mas de seu próprio rosto.
Ao olhar-se no espelho, o que (ou quem) a criança vê num primeiro momento é um outro; em um segundo tempo percebe que é ela mesma que está ali. Ou seja, vê primeiro o outro, depois o outro que é ela mesma, criando assim um jogo de alternância eu-outro.
Citação de amandacaroline em outubro 18, 2023, 3:27 pmA criança em frente ao espelho é a fase em que o ser se vê a primeira vez e se reconhece somo Ser. Há o choque em ser um Ser. Em se reconhecer talvez como um objeto por não ter ciência do que é apropriadamente um Ser Humano. Precisando assim de um auxílio adulto para que explique a essa criança a sua existência e participação nesse mundo não só substancialmente mas também fisicamente.
A criança em frente ao espelho é a fase em que o ser se vê a primeira vez e se reconhece somo Ser. Há o choque em ser um Ser. Em se reconhecer talvez como um objeto por não ter ciência do que é apropriadamente um Ser Humano. Precisando assim de um auxílio adulto para que explique a essa criança a sua existência e participação nesse mundo não só substancialmente mas também fisicamente.