Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal

Lacan fez uma releitura da teoria Freudiana e situou o eu como instância da imaginário, denominado estadio do espelho, o formador da função do eu. O estadio do espelho é uma identificação, é quando o sujeito assume uma imagem e busca através do outro uma afirmação para o auto reconhecimento e sua distinção. É nesse momento que se constitui o eu, a identidade e a diferenciação entre o eu e o outro.

A compreensão da imagem se dá a partir da vivência pessoal. O corpo é um dos registros mais significantes na constituição do sujeito. A imagem corporal é construída a partir da concepção do mundo interior e do mundo externo.

Para Françoise Dolto, o uso da linguagem possibilita distinguir o esquema e a imagem do corpo, pois é pela palavra que a humanização se afetiva, assim a imagem do corpo se institui sendo da ordem simbólica.

"Segundo Dolto, "a comunicação interpessoal é possibilitada em função da imagem do corpo ser sustentada e cruzada com o esquema corporal. Toda a comunicação é implicitamente compreendida pela imagem do corpo, pois é na imagem do corpo, alicerce do narcisismo, que o tempo se entrelaça com o espaço, e que o estado pregresso inconsciente repercute na relação presente."

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱