Princípios da Imagem Pessoal - a constituição do EU
Citação de JEOLAR KUMMER em abril 2, 2024, 11:11 pmInteressante observar como construímos uma imagem pessoal - o EU - com base em elementos e experiências externas. Os estudos de Freud, Lacan e Dolto aprofundam o conhecimento acerca da mente humana, neste capítulo em especial sobre a constituição do EU, e todos os três convergem na seguinte questão: a nossa própria imagem é formada a partir de observação e experiências tomadas como verdades, e desde a infância têm por norte a aceitação e a socialização, onde o inconsciente desempenha papel fundamental, armazenando informações que servem como recursos acionados a qualquer tempo. O EU psíquico, por ser uma soma do EU físico - com todos os seus sentidos - e da contextualização social, absorve as influências do meio. Em nosso tempo, os meios de comunicação e as mídias sociais são, portanto, fortes influenciadores para a construção de um EU social. Ao meu ver, as teorias dos três autores ajudam a explicar as crises de identidade que assolam o nosso tempo, na medida em que a busca por pertencimento às categorizações sociais se tornam cada vez mais uma obsessão.
Interessante observar como construímos uma imagem pessoal - o EU - com base em elementos e experiências externas. Os estudos de Freud, Lacan e Dolto aprofundam o conhecimento acerca da mente humana, neste capítulo em especial sobre a constituição do EU, e todos os três convergem na seguinte questão: a nossa própria imagem é formada a partir de observação e experiências tomadas como verdades, e desde a infância têm por norte a aceitação e a socialização, onde o inconsciente desempenha papel fundamental, armazenando informações que servem como recursos acionados a qualquer tempo. O EU psíquico, por ser uma soma do EU físico - com todos os seus sentidos - e da contextualização social, absorve as influências do meio. Em nosso tempo, os meios de comunicação e as mídias sociais são, portanto, fortes influenciadores para a construção de um EU social. Ao meu ver, as teorias dos três autores ajudam a explicar as crises de identidade que assolam o nosso tempo, na medida em que a busca por pertencimento às categorizações sociais se tornam cada vez mais uma obsessão.