Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Princípios da Imagem Pessoal em Psicanálise

No universo das ciências sociais, o conceito “imagem” é usado para representar uma figura, um espectro mental, um conjunto de opiniões de uma organização social. Na psicologia social, há diversas linhas de estudos que baseiam-se em imagens para investigações de grupos e comunidades.

No ordenamento do sujeito, o corpo, plataforma que expressa sua imagem, é elemento fundamental para acesso ao seu universo subjetivo e primordial, o atributo essencial: sua subjetividade. Neste sentido, também é condução ao seu mundo afetivo e simbólico e à sua conexão com sua constituição psíquica e existencial.

Os conceitos e princípios da imagem, a partir da teoria psicanalítica, constróem o sentido do “eu” e sua relação com a identificação e imagem pessoal. Freud, Jacques Lacan (1901-1981, Paris, França; psiquiatra e psicanalista) e Françoise Dolto (1908-1988, Paris, França; pediatra e psicanalista) abordam entendimentos das relações entre inconsciente e consciente nas dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo, bem como teorizações sobre localizações, domínios e ações.