Princípios da Imagem Pessoal - Fórum Avaliativo
Citação de Thiago Vieira de Aguiar em maio 16, 2024, 12:24 amQuando nascemos, nos encontramos em um estado em que não temos ciência de nossa individualidade e nos percebemos como sendo o todos - chamamos este estado de "narcisismo primário" - neste ponto, de predominância do id, nossos desejos são 'alimentados' pelos cuidados de nossos responsáveis.
Quando, porém, nos damos conta de nossa individualidade - no Estádio do Espelho - começamos a formação de nosso 'Eu'.A formação da personalidade está intimamente ligadas as relações das quais o indivíduo teve, principalmente em sua infância, visto que, desde o nascimento, encontrando-se no estado de desamparo, necessita dessas relações - tais quais os seus pais e professores, na sua formação do "Eu" que, em parte, teve interferência dos outros.
Nascido como o Id, o indivíduo necessita do outro, visco a incapacidade de lidar com estímulos em demasia. Esta interação contribui para a formação do ego e do superego. No primeiro, o id, temos o desejo, a satisfação imediata; por outro lado, o superego internaliza nossas proibições. Por fim, o ego, intermediando esses, tenta equilibrar os instintos e as proibições, permitindo conclusões racionais sobre a realidade objetiva.
Quando nascemos, nos encontramos em um estado em que não temos ciência de nossa individualidade e nos percebemos como sendo o todos - chamamos este estado de "narcisismo primário" - neste ponto, de predominância do id, nossos desejos são 'alimentados' pelos cuidados de nossos responsáveis.
Quando, porém, nos damos conta de nossa individualidade - no Estádio do Espelho - começamos a formação de nosso 'Eu'.
A formação da personalidade está intimamente ligadas as relações das quais o indivíduo teve, principalmente em sua infância, visto que, desde o nascimento, encontrando-se no estado de desamparo, necessita dessas relações - tais quais os seus pais e professores, na sua formação do "Eu" que, em parte, teve interferência dos outros.
Nascido como o Id, o indivíduo necessita do outro, visco a incapacidade de lidar com estímulos em demasia. Esta interação contribui para a formação do ego e do superego. No primeiro, o id, temos o desejo, a satisfação imediata; por outro lado, o superego internaliza nossas proibições. Por fim, o ego, intermediando esses, tenta equilibrar os instintos e as proibições, permitindo conclusões racionais sobre a realidade objetiva.
Citação de Edullima em maio 16, 2024, 2:35 pmPorque sempre é mencionado o estadio do espelho proposto por lacan, mas pouco se menciona o estadio proposto por freud ? ou é uma impressao equivocada minha ?
Porque sempre é mencionado o estadio do espelho proposto por lacan, mas pouco se menciona o estadio proposto por freud ? ou é uma impressao equivocada minha ?
Citação de Thiago Vieira de Aguiar em maio 19, 2024, 8:26 pmBoa pergunta Edu!
Sinceramente não sei, estou conhecendo os detalhes sobre a psicanálise por intermédio deste curso, então posso responder melhor quando terminar. =D
Mas se você puder esclarecer o seu apontamento, eu ficaria muito grato!!
Boa pergunta Edu!
Sinceramente não sei, estou conhecendo os detalhes sobre a psicanálise por intermédio deste curso, então posso responder melhor quando terminar. =D
Mas se você puder esclarecer o seu apontamento, eu ficaria muito grato!!
Citação de Simonete Orosco em maio 19, 2024, 10:19 pmOs princípios da imagem pessoal envolvem diversos aspectos, desde a aparência física até a maneira de se comportar e se comunicar. Alguns princípios-chave incluem:
1. Autenticidade: Ser fiel a si mesmo e refletir sua personalidade na forma como se veste e age.
2. Harmonia: Buscar equilíbrio e coerência entre as diferentes partes da imagem, como roupa, acessórios, maquiagem e penteado.
3. Adequação: Vestir-se de acordo com o ambiente e a ocasião, respeitando normas de vestimenta e conduta.
4. Cuidado pessoal: Manter higiene, saúde e cuidados com o corpo, cabelo e pele.
5. Comunicação não verbal: Entender como gestos, postura e expressões faciais influenciam a percepção que os outros têm de você.
Esses princípios podem variar de acordo com a cultura, contexto social e individualidade de cada pessoa. A imagem pessoal é uma forma de expressão e comunicação que pode ser trabalhada para refletir quem somos e como queremos ser vistos pelo mundo.
Os princípios da imagem pessoal envolvem diversos aspectos, desde a aparência física até a maneira de se comportar e se comunicar. Alguns princípios-chave incluem:
1. Autenticidade: Ser fiel a si mesmo e refletir sua personalidade na forma como se veste e age.
2. Harmonia: Buscar equilíbrio e coerência entre as diferentes partes da imagem, como roupa, acessórios, maquiagem e penteado.
3. Adequação: Vestir-se de acordo com o ambiente e a ocasião, respeitando normas de vestimenta e conduta.
4. Cuidado pessoal: Manter higiene, saúde e cuidados com o corpo, cabelo e pele.
5. Comunicação não verbal: Entender como gestos, postura e expressões faciais influenciam a percepção que os outros têm de você.
Esses princípios podem variar de acordo com a cultura, contexto social e individualidade de cada pessoa. A imagem pessoal é uma forma de expressão e comunicação que pode ser trabalhada para refletir quem somos e como queremos ser vistos pelo mundo.
Citação de ISAAC AVELINO PACHECO MARTINS em maio 21, 2024, 2:56 pmCitação de Edullima em maio 16, 2024, 2:35 pmPorque sempre é mencionado o estadio do espelho proposto por lacan, mas pouco se menciona o estadio proposto por freud ? ou é uma impressao equivocada minha ?
Após uma pesquisa buscando entender o estádio proposto por Freud, encontrei o seguinte:
Embora o "estádio do espelho" seja um conceito específico de Jacques Lacan, Sigmund Freud discutiu temas de identificação e individualização em suas obras, especialmente na teoria do desenvolvimento psicossexual e na formação do ego.### Identificação em Freud
Freud considerava a identificação como um processo crucial no desenvolvimento do ego. Ele descreveu a identificação como a primeira forma de ligação emocional com outra pessoa, geralmente os pais. Durante o Complexo de Édipo, a criança se identifica com o genitor do mesmo sexo, internalizando suas características e valores.### Formação do Ego
Para Freud, o ego se desenvolve através das interações entre o id, o ego e o superego. O ego emerge para mediar os desejos impulsivos do id com as exigências da realidade e as normas morais do superego. Essa dinâmica contínua é fundamental para a individualização, à medida que o ego aprende a negociar conflitos internos e externos.### Obras Relevantes
Freud aborda esses conceitos em diversas obras, como "O Ego e o Id" (1923) e "Totem e Tabu" (1913), onde explora as dinâmicas de identificação e o desenvolvimento do eu.Esses conceitos são essenciais para entender a formação da identidade e a individualização na teoria psicanalítica de Freud.
Citação de Edullima em maio 16, 2024, 2:35 pmPorque sempre é mencionado o estadio do espelho proposto por lacan, mas pouco se menciona o estadio proposto por freud ? ou é uma impressao equivocada minha ?
Após uma pesquisa buscando entender o estádio proposto por Freud, encontrei o seguinte:
Embora o "estádio do espelho" seja um conceito específico de Jacques Lacan, Sigmund Freud discutiu temas de identificação e individualização em suas obras, especialmente na teoria do desenvolvimento psicossexual e na formação do ego.
### Identificação em Freud
Freud considerava a identificação como um processo crucial no desenvolvimento do ego. Ele descreveu a identificação como a primeira forma de ligação emocional com outra pessoa, geralmente os pais. Durante o Complexo de Édipo, a criança se identifica com o genitor do mesmo sexo, internalizando suas características e valores.
### Formação do Ego
Para Freud, o ego se desenvolve através das interações entre o id, o ego e o superego. O ego emerge para mediar os desejos impulsivos do id com as exigências da realidade e as normas morais do superego. Essa dinâmica contínua é fundamental para a individualização, à medida que o ego aprende a negociar conflitos internos e externos.
### Obras Relevantes
Freud aborda esses conceitos em diversas obras, como "O Ego e o Id" (1923) e "Totem e Tabu" (1913), onde explora as dinâmicas de identificação e o desenvolvimento do eu.
Esses conceitos são essenciais para entender a formação da identidade e a individualização na teoria psicanalítica de Freud.
Citação de ISAAC AVELINO PACHECO MARTINS em maio 21, 2024, 3:00 pmO artigo do material complementar analisa, sob a perspectiva psicanalítica, como o episódio "Urso Branco" de Black Mirror aborda a importância da imagem na sociedade atual. Ele explora como esse foco na imagem afeta a maneira como nos identificamos e entendemos a nós mesmos. O artigo discute também como a crítica social presente no episódio se relaciona com a formação da identidade pessoal, mostrando como a imagem pode influenciar nossas percepções e interações com os outros, destacando a complexidade da nossa individualidade e diferenças.
O artigo do material complementar analisa, sob a perspectiva psicanalítica, como o episódio "Urso Branco" de Black Mirror aborda a importância da imagem na sociedade atual. Ele explora como esse foco na imagem afeta a maneira como nos identificamos e entendemos a nós mesmos. O artigo discute também como a crítica social presente no episódio se relaciona com a formação da identidade pessoal, mostrando como a imagem pode influenciar nossas percepções e interações com os outros, destacando a complexidade da nossa individualidade e diferenças.
Citação de Sheila Olivieri em maio 22, 2024, 1:22 amTrata - se da imagem que o individuo tem si mesmo como ele se visualiza e isso vai além de aparência fisíca engloba diversos elementos, linguagem corporal são atitudes não verbais, a imagem pessoal é uma construção subjetiva pessoal pois somos únicos cada um possui um subjetividade.
Trata - se da imagem que o individuo tem si mesmo como ele se visualiza e isso vai além de aparência fisíca engloba diversos elementos, linguagem corporal são atitudes não verbais, a imagem pessoal é uma construção subjetiva pessoal pois somos únicos cada um possui um subjetividade.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱